Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Estado avança na integração de sistema de gestão de recursos humanos

Estado avança na integração de sistema de gestão de recursos humanos

A solenidade de assinatura de convênio para ampliação do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos e Folha de Pagamento (Sistema RHE).
Convênio assinado hoje no Palácio Piratini pela governadora Yeda Crusius e por representantes do Tribunal de Justiça do Estado e do Ministério Público estenderá a utilização do mesmo sistema de gestão de recursos humanos do Poder Executivo para outros Poderes e órgãos. Dessa forma, será estendido na administração pública estadual o uso de um sistema único, que garantirá maior otimização e consolidação das informações financeiras e de pessoal do Poder Público Gaúcho. Em 2009, deverão estar centralizados no RHE todos os dados relativos a 280 mil ativos e inativos, ampliando em pelo menos 20 mil o número de servidores já incluídos no sistema.
 - Estamos celebrando um convênio entre os Poderes que representa uma demonstração de trabalho integrado e harmônico no Estado, que certamente resultará em benefícios para todos os gaúchos, analisou a governadora antes de se reunir com os representantes dos Poderes.
 Para o secretário Aod Cunha, a implantação de um sistema único para o gerenciamento da folha e vida funcional dos servidores permite ganhos de sinergia e significativa redução de custos para todos os Poderes, onerando menos a sociedade.
 O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos e Folha de Pagamento, denominado RHE, é uma ferramenta tecnológica desenvolvida de forma conjunta pelas Secretarias da Fazenda e da Administração e Recursos Humanos e Procergs que suporta o gerenciamento das folhas de pagamento e a gestão de pessoal e já está em funcionamento desde novembro de 2005. O governo está ampliando a utilização desse sistema como forma de melhorar os processos dos órgãos e modernizar a gestão. A Secretaria da Fazenda vem realizando de forma permanente o treinamento de dezenas de servidores que fazem o gerenciamento dos recursos humanos nos órgãos estaduais.
 Segundo Élio Andres Filho, coordenador da Comissão de Desenvolvimento e Execução do RHE, além de já ser utilizado em todas as secretarias, atualmente o sistema está sendo implantado também na Administração Indireta, com a substituição do Sistema de Folha de Pagamento das Fundações (FPF), que atende 23 órgãos. Nos próximos meses, o RHE também deve ser estendido para autarquias e empresas públicas como Daer, Procergs, Corsan, IPE, Suprg, SPH e no sistema de pensões pagas pelo IPE, que inclui a totalidade do Poder Executivo.
 O RHE substituiu o antigo Sistema Banco de Dados de Pessoal (BDP), uma ferramenta instalada em ambiente de mainframe, que teve um ciclo de vida de 20 anos. Embora tecnicamente seguro, o BDP, como era característico na época em que foi concebido, trabalhava de forma dissociada as informações de folha de pagamento das de gestão da vida funcional, gerando múltiplos registros relacionados com a mesma pessoa, transcrições manuais, retrabalho e inconsistência de dados.

Vantagens do RHE

O RHE possibilita que a Administração do Estado tenha uma ferramenta de gestão de recursos humanos moderna, consistente e adequada aos novos tempos, integrando as informações pertinentes a todas as funções gerenciais de pessoal, com uma filosofia de trabalho voltada ao planejamento e controle, ligada diretamente aos processos de folha de pagamento.
 Entre as vantagens do sistema, estão a economia de tempo e de pessoal, pela automatização das funções, a eliminação de duplicidades e redefinição de competências.

Benefícios
• O sistema voltado à pessoa, que pode ser um servidor, um dependente, um pensionista, um estagiário ou um terceirizado.
• Permite uma visão integral dos processos de recursos humanos, observando as particularidades de cada fato.
• Gerenciamento e controle da despesa com folhas de pagamento tendo como base os eventos de gestão de pessoal.
• Cadastro único, permitindo a reutilização de informações pessoais nos mais diversos processos de trabalho.
• Registros de eventos com temporalidade, permitindo recuperação histórica de dados e pagamentos retroativos resguardando regras e critérios de época.
• Informações gerenciais geradas a partir de uma base de dados única.
• Simulações de repercussões financeiras, para apoio às decisões de Governo.
• Automatização de fluxos com ferramenta de workflow, proporcionando economia de tempo, definição de regras de negócio e competências claras, eliminação de retrabalho, descentralização de tarefas com controle e melhor aproveitamento de pessoal.
• Suporte a planejamento de recursos humanos, administração de concursos, controle de estágios probatórios, avaliações de desempenho e promoções, gestão de cursos e atividades de capacitação em geral, execução de aposentadorias e cálculo de compensações previdenciárias.
• Informações de medicina e segurança do trabalho integradas com histórico funcional e folha de pagamento.
• Melhoria nas funções de auto-atendimento, possibilitando que as pessoas cadastradas possam verificar suas informações e interagir com fluxos de trabalho pré-definidos.