Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Secretaria da Fazenda amplia controle de informações sobre o ICMS
RSS
Notícias
Publicação:

Secretaria da Fazenda amplia controle de informações sobre o ICMS

A Secretaria da Fazenda está ampliando a utilização do Gerenciamento Matricial da Receita (GMR) para o controle da entrega das informações eletrônicas prestadas pelos contribuintes, como a Guia de Informação e Apuração do ICMS (GIA), a Guia Informativa Modelo B (GMB) e os arquivos Sintegra. Com a ampliação desta ferramenta, desenvolvida em parceria com o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), a Receita Estadual terá maior controle sobre a entrega das informações eletrônicas utilizadas na apuração do ICMS. A meta é que, com a utilização do GMR Informações Eletrônicas, seja possível, neste momento, reduzir o índice de omissão de entrega da GIA para níveis inferiores a 15% até outubro deste ano e 3% até o final de 2009.
O Secretário da Fazenda, Aod Cunha de Moraes Junior, destaca que a utilização do GMR no acompanhamento da entrega de informações dos contribuintes se soma às ações de combate à sonegação que, ao lado de medidas de modernização da receita, estão possibilitando o aumento da arrecadação no Estado. “As informações constantes nos documentos servem também de base para as ações de inteligência fiscal que cruzam dados e comparam informações para detectar indícios de sonegação. “O GMR já é utilizado pela Secretaria da Fazenda para o acompanhamento da arrecadação de ICMS, IPVA e ITCD e na cobrança da dívida ativa, sendo uma das ferramentas de modernização que têm auxiliado para o expressivo incremento da arrecadação do Estado”. Entre janeiro e julho deste ano, a arrecadação teve um aumento nominal de 24% em relação ao mesmo período do ano passado.
O diretor da Receita Estadual, Júlio César Grazziotin, explica que o GMR aplicado à entrega das informações eletrônicas dos contribuintes, qualifica a utilização das mesmas e possibilita o acompanhamento dos índices de entrega dos documentos acompanhando o desempenho nas 14 delegacias e 30 agências da Secretaria da Fazenda no Estado e também por Grupo Setorial, além de quali “No acompanhamento pelos 14 grupos setoriais de administração tributária, que monitoram os setores responsáveis por cerca de 75% da arrecadação do Estado, podemos controlar a entrega das informações por segmento e nas delegacias e agências, o controle é feito por região. Assim, temos como detectar onde estão as deficiências no processo e corrigi-las. As informações disponibilizadas pelo GMR permitem o acompanhamento das omissões de entrega de GIA, as entregas de GIA sem movimentação econômica, as entregas de GIAS inconsistentes, além da omissão na entrega da Guia Informativa Anual e a omissão na entrega dos arquivos magnéticos – Sintegra.
O Chefe da Divisão de Fiscalização da Receita Estadual, Mário Luis Wunderlich dos Santos, informa que a Secretaria da Fazenda iniciará em setembro o uso do GMR no trabalho de redução das omissões na entrega da GIA. “O primeiro passo será o contato com os escritórios de contabilidade responsáveis pela escrita fiscal dos contribuintes que se encontram omissos e o estabelecimento de oportunidade de regularizar a entrega. Nos casos em que não houver a regularização, a empresa poderá ser multada ou baixada de ofício pelo Fisco, caso não apresente a GIA por três meses consecutivos, ou apresente a GIA sem movimento por 12 meses. Essa iniciativa, explica Wunderlich, serve para tirar do cadastro empresas que deixaram de funcionar e não comunicaram à Fazenda que encerraram suas atividades”.
O chefe da Divisão de Fiscalização reuniu-se com o Conselho Regional de Contabilidade nesta quinta-feira (21), para esclarecer junto à categoria como será a nova sistemática de trabalho junto aos contadores de todo o Estado. Neste mesmo dia, estará sendo realizado um treinamento na ferramenta GMR Informações Eletrônicas, com aproximadamente 25 representantes das Delegacias da Secretaria da Fazenda, que serão responsáveis pela realização dos trabalhos.

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda