Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Orçamento do Déficit Zero chega à Assembléia Legislativa

Orçamento do Déficit Zero chega à Assembléia Legislativa

Aod Cunha apresentou o orçamento com déficit zero
Déficit zero e R$ 1 bilhão e 250 milhões em investimentos são duas grandes marcas da proposta Orçamentária para 2009 apresentada nesta segunda-feira (15) pelo Governo do Estado a parlamentares e representantes de diversos segmentos da sociedade do Rio Grande do Sul, em almoço no Galpão Crioulo do Palácio Piratini. Os dois fatos, ausentes das contas públicas do Estado há 37 anos, foram comemorados pela governadora Yeda Crusius: "Vamos poder voltar a investir com autonomia e sonhar alto".
Os investimentos serão destinados para infra-estrutura, segurança, habitação, saneamento, educação e saúde, e também a outros poderes e demais órgãos da administração estadual. Além de R$ 1 bilhão e 250 milhões em investimentos, estão previstos também mais R$ 1 bilhão e 118 milhões para serem aplicados por empresas da administração direta.

Yeda assinou o ofício de encaminhamento do projeto de lei da proposta do Orçamento 2009, encaminhada pessoalmente pela governadora, logo depois, à Assembléia Legislativa. "Nesta data, estamos efetivamente diante de um fato histórico. Não se trata de marketing, teoria ou estratégia. É uma realidade perseguida e sonhada há muitos anos, tentada por governantes antes de nós e que agora foi definitivamente alcançada", afirmou.

"Zeramos o déficit, equilibramos o caixa, saneamos as contas e honramos o compromisso firmado com a população, mas sabemos todos que há um longo caminho pela frente", enfatizou Yeda. Ela comparou o momento ao da colheita de três semeaduras. "Desde o nosso primeiro dia de governo, a semente inicial que lançamos de secretaria em secretaria e em todos os órgãos foi: não se gasta mais do que se arrecada. A segunda é fazer mais com menos. E a outra, otimizar receitas".

Vitória

Yeda afirmou, na sua mensagem aos participantes da reunião: "Esta é uma vitória do governo, mas, na verdade, o governo é parte e apenas líder de uma vitória da maturidade política de todo o Rio Grande do Sul e da sua união em torno deste objetivo". O Rio Grande do Sul, a partir da proposta de Orçamento 2009 e do novo cenário das finanças, integra-se aos demais 15 estados assessorados pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), com apoio do Instituto Nacional de Desenvolvimento Gerencial (INDG).

Um agradecimento especial foi feito aos demais Poderes. "Agradeço pelo esforço, pela solidariedade e, de vez em quando, pela espera. Toda a nossa equipe de gestão encontrou as vossas equipes de gestão", disse a governadora. A gratidão, conforme Yeda, deveu-se ao "entendimento do objetivo do governo de poder atender aos gaúchos mais simples, que durante tanto tempo foram os maiores prejudicados pela impossibilidade de o poder público investir em saúde, educação e segurança.

No final do seu pronunciamento, a governadora fez uma referência ao seu papel e ao da sociedade. "Nós também vamos poder olhar para a história com a consciência tranqüila do dever cumprido e do compromisso honrado. Estamos fazendo a nossa parte", disse, sob aplausos. Entre os presentes, estiveram secretários estaduais, parlamentares, presidentes de federações (Fiergs, Federasul, Farsul, FCDLs e dirigentes de várias instituições e entidades