Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Governo anuncia déficit zero já em 2008 e pagamento antecipado do 13º salário em 5 de dezembro
RSS
Notícias
Publicação:

Governo anuncia déficit zero já em 2008 e pagamento antecipado do 13º salário em 5 de dezembro

Secretário Aod Cunha e com Governadora Yeda Crusius
Prometido para 2009, o zeramento do déficit público do Rio Grande do Sul foi antecedido para este final de 2008 e interrompe um ciclo de 40 anos. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (17) pela governadora Yeda Crusius, em um grande ato no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini. Sob forte aplauso pela antecipação da conquista histórica, Yeda fez outro anúncio decorrente do déficit zero: o pagamento integral do 13º salário aos 319 mil servidores públicos do Estado, no próximo dia 5 de dezembro, com recursos próprios do Tesouro do Estado - ou seja, sem qualquer operação de financiamento. "Desde o primeiro dia de governo, afirmei que o objetivo de zerar o déficit não era contábil. Era uma decisão política de servir à nossa gente", disse Yeda.

"Fato relevante ao Rio Grande do Sul", o anúncio foi feito diante de um público em que estavam os senadores Sérgio Guerra (PE), presidente nacional do PSDB, Sérgio Zambiasi (PTB-RS), Cícero Lucena (PSDB-PB) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA), parlamentares federais e estaduais, secretários de Estado, representantes de federações empresariais, dirigentes de estatais e convidados.
Sobre a importância da antecipação do 13º salário aos servidores públicos estaduais, Yeda Crusius enfatizou: "A economia estará mais aquecida neste final de ano e o setor público, menos endividado". Para 2009, mesmo com crise mundial, o setor público estadual estará equilibrado e em condições de ser parceiro do setor privado. O Orçamento de 2009, de R$ 1,250 bilhão para investimento, amplia em cinco vezes o volume com recursos próprios do Estado".

Yeda fez também um agradecimento: "Muito obrigada a cada um que acreditou no sonho, a cada um que deu seu voto de confiança, que deu a sua parte. Foram vocês que nos permitiram chegar até aqui". Em uma breve pausa no discurso, chamou o secretário da Fazenda, Aod Cunha, para um agradecimento especial: "De fato, fizemos muito nestes dois anos de trabalho árduo e incansável, para mim e toda a minha equipe. Quero destacar aqui a dedicação e a competência da equipe do secretário Aod, que se dedicou de corpo e alma a esta etapa". Ao abraçar Aod, a governadora foi novamente aplaudida com entusiasmo pela platéia. Yeda listou as principais realizações do seu governo em apenas dois anos, lembrando que, quando assumiu, o déficit era de R$ 2,4 bilhões - o equivalente a 12% da receita corrente do Estado.

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda