Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Secretaria da Fazenda apresenta seu novo site
RSS
Notícias
Publicação:

Secretaria da Fazenda apresenta seu novo site

A partir desta segunda-feira (15), o site da Secretaria da Fazenda www.sefaz.rs.gov.br está totalmente reformulado. Dividido em três áreas de interesse: empresa, cidadão e municípios, além de uma área destinada à transparência fiscal, o novo site apresenta as informações organizadas para facilitar o acesso do usuário.

O secretário da Fazenda, Aod Cunha de Moraes Junior, destaca que a organização das informações no site reforça o conceito de transparência com que o Governo tem trabalho. “Temos, desde o ano passado, publicado bimestralmente o boletim de execução orçamentária, fazemos uma vez por mês a apresentação do balanço das contas publicas para a imprensa, juntamente com a divulgação do pagamento da folha do funcionalismo, e, agora, damos mais um passo no sentido de facilitar o acesso às informações da Fazenda com a reformulação do site.”    

De acordo com a coordenadora do grupo que reformulou o site da Fazenda, Sílvia Grewe, a divisão por áreas de interesse permitirá agilidade na procura pelos serviços.  O site da Fazenda atualmente tem cerca de 3 milhões de média mensal de acessos e cerca de 400 mil usuários cadastrados para realizar as operações de forma eletrônica. 

Na área do site para a Transparência Fiscal estão disponibilizadas informações sobre  os recursos públicos e suas aplicações e também um dicionário de finanças públicas. Na área destinada às empresas estão todas as informações relativas às obrigações dos contribuintes com o Fisco, a autorização para emissão de Nota ou Cupom Fiscal e inscrição estadual, entre outras. Na área do cidadão, há serviços sobre IPVA, informações sobre os principais impostos do Estado e consultas a processos administrativos.

Na parte destinada aos municípios, estão concentradas as informações sobre os repasses de ICMS, sobre os índices de participação dos municípios no imposto, sobre os créditos a que os municípios têm direito, sobre os pagamentos feitos e o acesso ao Cadin (Cadastro de Inadimplentes).  

Outra inovação no site é a disponibilização dos serviços e informações por público-alvo e por assunto. Por público-alvo, podemos procurar os assuntos de interesse de advogados, contadores/contabilistas, contribuinte/pessoa física e contribuinte/pessoa jurídica, por exemplo. Por assunto, estão listados todos os temas que podem ser encontrados no site. Também há a alternativa de procurar os assuntos por Departamento da Secretaria da Fazenda: Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), Despesa Pública e Receita Estadual.

O grupo que reformulou o site, conforme ressalta Sílvia Grewe, foi formado com representantes de todas as áreas da Secretaria da Fazenda em parceria com a Procergs. “A reformulação foi uma demanda dos próprios usuários do site que tinham dificuldade em localizar as informações. Depois de um período de muito trabalho, organizamos o grande volume de informações contidas no site para que elas sejam localizadas rapidamente. Mas como as informações vão sempre se acumulando o aprimoramento do site é um trabalho contínuo.” 

Até o dia 15 de janeiro, o modelo antigo do site poderá ser acessado através de um link no site atual.

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda