Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Fazenda lança novo portal com mais serviços e transparência
RSS
Notícias
Publicação:

Fazenda lança novo portal com mais serviços e transparência

Novo site
A Secretaria da Fazenda lançou o novo site no dia em que comemora 127 anos - Foto: Foto: Bolívar Gomes/Sefaz

No dia em que comemora 127 anos, a Secretaria da Fazenda apresentou o seu novo site  www.fazenda.rs.gov.br, que traz novas ferramentas de atendimento e mais facilidade no acesso às informações sobre as finanças do Estado. "É uma ferramenta importante, com conteúdo e funções que qualificam nossa relação com a sociedade", definiu o secretário-adjunto da Fazenda, Luis Antônio Bins, durante evento na manhã desta terça-feira (20).

Bins salientou o esforço de vários setores envolvidos no processo de criação do novo portal, lembrando que o lançamento na data de aniversário da Secretaria simboliza todo um histórico de "trabalho intenso e profícuo em favor da sociedade gaúcha". O secretário-adjunto definiu a comunicação, a transparência e a prestação de serviços como os três pontos centrais do novo site, desenvolvido em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul, a Procergs.

Plantão Virtual

Com o desafio permanente de melhorar os processos sobre a administração tributária, a Receita Estadual está apresentando dois serviços inéditos, que estão disponíveis no novo endereço eletrônico www.receita.fazenda.rs.gov.br. "Além de sermos ativos na cobrança e no combate à sonegação, as novas ferramentas possibilitam oferecer melhores serviços aos contribuintes e contadores", destacou o subsecretário da Receita Estadual, Mário Luís Wunderlich dos Santos.

Entre as novidades está o Plantão Fiscal Virtual, que irá padronizar o atendimento aos contribuintes e reduzir a necessidade do atendimento pessoal nas unidades da Receita Estadual, liberando mais servidores para atuar em outras atividades relacionadas à gestão tributária.

Wunderlich salientou que o novo serviço, sob a responsabilidade do NAVi (Núcleo de Atendimento Virtual), permitirá o retorno a 80% das dúvidas dos contribuintes em até 24 horas após o registro. Os 20% restantes, em regra, receberão a resposta em 48 horas. A Receita Estadual também passou a disponibilizar a Agenda Fazendária, com informações sobre prazos de vencimentos dos impostos e outras obrigações dos contribuintes.

Informação acessível

Responsável pelo controle interno da gestão pública estadual, a Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage) prevê que o novo portal vai ampliar a transparência das contas do Estado. "É um serviço que vem para coroar um processo focado na informação para a sociedade", destacou o titular da Cage, Álvaro Fakredin. Ele destacou o recente lançamento do aplicativo Pilas R$ como uma das diversas ferramentas que atendem "a esta demanda atual de sermos visíveis para o público".

No novo endereço da Cage, www.cage.fazenda.rs.gov.br, estarão disponíveis diferentes serviços sobre a contabilidade pública e para consultas do cidadão, de órgãos governamentais e prefeituras (Cadin). Fakredin destacou serviços como o Manuel do Gestor Público, a disponibilidade dos relatórios de gestão da Cage e o novo calendário que torna público as responsabilidades internas sobre prazo para apresentação de relatórios e pareceres.

Dívida Pública

Ao acessar, a partir de agora, o site do Tesouro do Estado  www.tesouro.fazenda.rs.gov.br, o cidadão poderá visualizar documentos de um tema que está no centro das atenções no momento: os contratos da Dívida Pública do Rio Grande do Sul, que estarão abertos para consulta. "A sociedade nos cobra mais informação e queremos divulgar as ações relevantes na atividade do Tesouro", definiu o subsecretário-adjunto Eduardo Lacher.

Através do novo portal, acentuou Lacher, o Tesouro do Estado quer qualificar a prestação de serviços para os diferentes públicos. Para tanto, o internauta terá, em espaço de fácil visualização e linguagem acessível, acesso a conteúdos, como relatórios da execução orçamentária, pagamentos de fornecedores e os diferentes serviços relacionados aos servidores públicos.

Novo site

Além da novidade no atendimento aos contribuintes, a página da Fazenda na internet passou por uma completa reformulação. Conforme o Mílton Cesar da Costa, supervisor de Desenvolvimento Organizacional e Qualidade (Sudesq), o projeto do novo site teve a preocupação de oferecer maior espaço para notícias e mais facilidade de interação.

No novo site está mais fácil ao usuário encontrar os conteúdos. O site oferece melhor agilidade e autonomia na atualização das informações, e agrupa, na página principal, serviços por áreas de interesse (Cidadão, Empresa e Municípios). Também reúne espaços destacados para demais informações relacionadas com as três subsecretarias: Receita Estadual, Tesouro do Estado e Contadoria e Auditoria-Geral do Estado.

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda