Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Fazenda libera recursos para retomada das obras da UERGS de Três Passos

Fazenda libera recursos para retomada das obras da UERGS de Três Passos

Repasse viabiliza obras na Universidade que atende 21 municípios da região. - Foto: Pepo Kershner/SEFAZ

As obras de ampliação e reforma da unidade da UERGS (Universidade Estadual do RS) localizada no município de Três Passos, na região Celeiro, serão retomadas após mais de dois anos de paralisação. O secretário da Fazenda, Giovani Feltes, autorizou a liberação de verbas no montante de R$ 380 mil para reinício dos trabalhos nas instalações da Universidade. O projeto está orçado R$ 472 mil.

A UERGS de Três Passos atende estudantes de 21 municípios da região oferecendo graduação em Agronomia e Gestão Ambiental. A unidade se preparada para abrir uma segunda turma de pós-graduação em Segurança Alimentar e Agroecologia no segundo semestre deste ano, o que reforça a necessidade do reinício das obras. “É um investimento estratégico para a economia local, sem falar nos prejuízos que o Estado teria com o dinheiro que já foi investido no local”, destacou Feltes.

O anúncio da liberação dos R$ 380 mil ocorreu durante audiência do secretário com a deputada estadual Zilá Breitenbach, nesta segunda-feira (27). O projeto estava paralisado por conta das dificuldades financeiras enfrentadas pelo Estado, o que forçava a Universidade a usar salas emprestadas pelo município.

Com o crescimento do número de alunos, as instalações atuais já não comportam a demanda, além de apresentar problemas do madeiramento do telhado afetado por temporais recentes. Com a ampliação e reforma, a unidade terá novas salas de aula, laboratórios técnicos e de informática, além de espaços adequados para os professores e atendimento da comunidade.