Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > IDEE compras registra variação positiva em março

IDEE compras registra variação positiva em março

Receita Estadual divulgou os  resultados de março dos Índices de Desempenho Econômico dos Contribuintes do ICMS do Rio Grande do Sul (IDEE - RS).
O IDEE-RS mede mensalmente o desempenho agregado das atividades econômicas da indústria, do comércio atacadista e varejista - Foto: Divulgação/Sefaz

Alguns indicadores mostram os primeiros sinais de recuperação da economia do país. Nesta segunda-feira (15), a Receita Estadual divulgou os  resultados de março dos Índices de Desempenho Econômico dos Contribuintes do ICMS do Rio Grande do Sul (IDEE - RS). Pelo levantamento, o volume de compras teve variação positiva de 1,72% frente ao mesmo mês de 2016.

Também nesta segunda-feira, o Banco Central divulgou o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), que fechou o  primeiro trimestre de 2017 com alta de 1,12% em relação aos três meses anteriores. Em comparação com o primeiro trimestre de 2016, a atividade registrou alta de 0,29%.

O IDEE-RS mede mensalmente o desempenho agregado das atividades econômicas da indústria, do comércio atacadista e varejista e do setor de serviços dos contribuintes sujeitos ao campo de incidência do ICMS. O objetivo é auxiliar no processo de previsão e avaliação da receita, bem como no acompanhamento da situação econômica do Estado, possibilitando antecipar as flutuações econômicas.

Os investimentos, entretanto, continuam preocupantes, registrando queda de 49,53% frente a março de 2016, o que demonstra o baixo nível de compras de bens de capital e ativo fixo por parte dos contribuintes de ICMS.

IDEE-RS

VARIAÇÃO REAL

JAN A MAR 2017 x 2016

VARIAÇÃO REAL

MARÇO 2017 x 2016

IDEE – COMPRAS

-2,35%

IDEE – VENDAS

-4,96%

-1,67%

IDEE – VALOR ADICIONADO

-9,87%

-9,24%

IDEE – CORRENTE DE COMÉRCIO

-3,93%

-0,29%

IDEE - INVESTIMENTOS

-39,72%

-49,53%

Como são calculados os índices

O cálculo é realizado a partir dos valores de entradas e saídas de determinados Códigos Fiscais de Operações e Prestações (CFOP) informados, mensalmente, nas Guias de Informação e Apuração do ICMS (GIA) pelos contribuintes. A série histórica é referenciada em variações percentuais mensais, com valores corrigidos pelo IPCA. São agregados três fluxos de atividade econômica do Estado (interno, interestadual e com o exterior), utilizando-se de variáveis com poder preditivo.

Resultados confiáveis

Como a base do ICMS é ampla, os IDEE-RS possuem os predicados para serem indicadores de desempenho abrangentes da atividade econômica do RS, espelhando o universo de atividades do ICMS de maneira certeira e atualizada. Embora não abarquem diretamente o setor primário (aproximadamente 15% do valor adicionado fiscal do Estado), incorporam todas as atividades industriais e comerciais decorrentes e correlacionadas. O IDEE-RS pode ser conferido no portal Receita Dados acessando o link http://dados.receita.fazenda.rs.gov.br/publicacoes/ideers.