Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Fazenda lança simulador para auxiliar na opção de aposentadoria no serviço público

O SimprevRS projeta situações para os diferentes regimes previdenciários existentes no serviço público. - Foto: Divulgação/ Sefaz

A partir de agora, o servidor do Estado já tem à sua disposição uma ferramenta que ajudará avaliar os cenários mais favoráveis para planejar sua aposentadoria. Lançado pela Secretaria da Fazenda nesta terça-feira (11), o SimprevRS (www.simprev.rs.gov.br) projeta situações para os diferentes regimes previdenciários existentes no serviço público. É necessário responder no máximo a nove perguntas para visualizar melhor caminho após o término da carreira.

Para o chefe da DPLAN (Divisão de Planejamento Financeiro e do Sistema Integrado de Administração de Caixa), Bruno Jatene, o sistema reúne cálculos atuarias e estatísticos suficientes para análise por parte do servidor. “Procuramos desenvolver um sistema imparcial”, observou ele ao detalhar o funcionamento do simulador. Quando funcionário acessar o SimprevRS a partir do Portal do Servidor (RHE) como usuário identificado, todas as informações do banco de dados já estarão integradas nas projeções para sua aposentadoria.

O simulador projeta cenários a partir de informações como a idade, a data de ingresso no serviço público e a renda bruta, buscando criar parâmetros em termos de benefícios caso a opção seja ingressar no Regime Complementar, assim como participar do RS-Prev. Este fundo foi criado para bancar a aposentadoria complementar e seu financiamento é paritário entre o Estado e o funcionário.

Há ainda a opção de ingressar no RPC e buscar um fundo privado para assegurar o complemento na aposentadoria. Para os que permanecerem no regime anterior, o desconto previdenciário seguirá nos 14% sobre o total dos rendimentos, mas desde agosto de 2016 todos os novos obrigatoriamente ingressão sob o Regime Complementar.

O lançamento da ferramenta aconteceu durante o seminário “A Nova Previdência”, organizado pela Supervisão de Administração da Fazenda (Supad). O secretário-adjunto da Fazenda, Luiz Antônio Bins, fez a abertura do evento ainda na parte da manhã, diante de uma plateia de servidores da própria secretaria e responsáveis pelos setores de Recursos Humanos de outras pastas, Poderes e órgãos de Estado.

Foram discutidos no seminário temas decorrentes da reforma previdenciária no serviço público e aspectos que envolvem o Plano de Previdência Complementar do Estado (RS-Prev). Entre os painelistas estavam o chefe-adjunto da Casa Civil, José Guilherme Kiemann; o presidente do RS-Prev, Ivan Bechara, e o diretor de Previdência do IPERGS, Ari Lovera.