Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Com novo repasse, Aluguel Social já atinge R$ 2,4 milhões no ano

Com novo repasse, Aluguel Social já atinge R$ 2,4 milhões no ano

Com o repasse de R$ 99,2 mil nesta segunda-feira (17), o governo do Estado está concluindo mais uma etapa do pagamento para as famílias acolhidas no Programa do Aluguel Social. Desde janeiro deste ano, já são mais de R$ 2,445 milhões destinados ao programa. O Aluguel Social compreende perto de mil famílias, na sua ampla maioria pessoas que foram deslocadas das margens da ERS-118, em Sapucaia do Sul, para permitir as obras de duplicação da rodovia.

No atual governo, o auxílio para pagar o aluguel das famílias já ultrapassa os R$ 12,3 milhões. Em 2015, foram R$ 4,851 milhões, enquanto que no ano passado o valor ficou em R$ 5,143 milhões.

O Tesouro do Estado já realizou também a transferência de R$ 66,5 milhões para a Secretaria da Saúde. É o primeiro repasse após a quitação da folha dos servidores para honrar compromissos de convênios com hospitais e prefeituras. A cota mensal da saúde gira em torno de R$ 170 milhões. Outros R$ 11 milhões foram disponibilizados ao DAER (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem), o que permitirá a conservação ou execução de novas obras em rodovias.

Escolas

A cota mensal da Autonomia Financeira das Escolas é de R$ 8,38 milhões e já foi transferida para as instituições na última sexta-feira (14). O dinheiro serve manutenção dos prédios e pequenas compras para o funcionamento da rede estadual de ensino. No mesmo dia, o Tesouro pagou R$ 14 milhões para as prefeituras para os custos do Transporte Escolar.

Na semana passada, contando com o ingresso de arrecadação do ICMS, ocorreu o pagamento de R$ 149 milhões em situações ainda vinculadas à folha do mês de junho. São compromissos onde o servidor autorizou descontar dos seus vencimentos valores devidos para instituições bancárias (empréstimo consignado e outros) ou entidades sindicais.