Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Com recursos da NFG, entidade de Canoas acolhe pessoas com deficiência de 23 cidades

Pessoas Deficientes Instituição
A Acadef chega a atender pessoas vindas de 23 municípios. - Foto: Divulgação / Acadef

Mais de 2.800 entidades são contempladas com os repasses financeiros do programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG), conforme a indicação dos cidadãos e a pontuação alcançada a cada trimestre. Entre estas instituições está a Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef), que atente em média 400 pessoas a cada dia. Desde 2015, R$ 53 mil foram destinados à Associação.

“Os repasses do programa são de grande importância na complementação de recursos numa área que historicamente é escasso, e que demandam ações complementares para melhoria e a busca da qualidade no atendimento ao beneficiário”, explicou a presidente da ACADEF, Patrícia Marcelino. Os valores recebidos da NFG ajudam no custeio dos procedimentos ambulatoriais específicos em enfermagem e no uso de descartáveis em geral, básicos e específicos.

A Acadef chega a atender pessoas vindas de 23 municípios, articulando e realizando ações de inclusão social e reabilitação física, com o propósito de desenvolver as potencialidades da pessoa com deficiência física e outras minorias.  Os empreendimentos e programas desenvolvidos são mantidos pelos recursos provenientes de parcerias e prestação de serviços às iniciativas públicas e privadas, além dos convênios com a prefeitura de Canoas e com o governo do Estado. A gestão do estacionamento rotativo na cidade é um dos exemplos de parceria que vem de anos.

Formada por 156 colaboradores, um diferencial da instituição é ter sua administração e manutenção realizada pelo trabalho das próprias pessoas com deficiência.  Como organização não-governamental sem fins lucrativos, já conquistou decretos declarando-a de utilidade pública Municipal, Estadual e Federal.

Mais prêmios, mais solidariedade

Para estimular a adesão das pessoas e, ao mesmo tempo, permitir que um número maior de entidades possa receber o apoio com verbas estaduais, o governador José Ivo Sartori anunciou no início deste ano as novidades que a NFG terá ao longo de 2017. Desde janeiro, a premiação mensal passou de R$ 278 mil para R$ 865 mil (um prêmio principal de R$ 300 mil, três de R$ 5 mil cada, 300 de R$ 1 mil e outros 500 de R$ 500,00). Agora serão dois prêmios especiais de R$ 1 milhão cada, o primeiro já está programado para o mês de setembro, durante a Semana Farroupilha. Já são mais de R$ 37 milhões em premiação da NFG, contemplando 90 mil cidadãos.

A outra novidade é o aumento de dinheiro disponível para as entidades cadastradas. Serão R$ 15 milhões divididos, igualmente, para as três áreas de atuação das entidades. Nos últimos dois anos, o montante disponível foi de R$ 8 milhões por exercício. Desde sua criação, o programa já creditou mais de R$ 61 milhões para as instituições sociais.

Além de mais recursos, as mudanças permitem que mais organizações possam ser contempladas, conforme a pontuação alcançada, em cada trimestre, a partir da indicação dos contribuintes. No segmento da Saúde, onde a média é de 97 entidades nos últimos dois anos, haverá um salto para 224 instituições, desde prefeituras, hospitais e variados centros de recuperação. Das 617 entidades da área da Educação beneficiadas com recursos da NFG até o ano passado, agora serão 1.250, enquanto o incremento no segmento do Desenvolvimento Social será de 352 para 600 entidades.

O programa gera pontos que são acumulados sempre que o consumidor solicitar a inclusão do seu CPF no documento fiscal. O pedido deve ser feito no momento da compra em estabelecimentos participantes. Além de concorrer a prêmios em dinheiro a cada mês e auxiliar entidades, a NFG gera ainda descontos de 2% a 5% no IPVA.  Para se cadastrar, é simples: basta acessar o site www.nfg.rs.gov.br.