Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Receita Estadual apura sonegação de ICMS por empresas de móveis da Serra gaúcha
RSS
Notícias
Publicação:

Receita Estadual apura sonegação de ICMS por empresas de móveis da Serra gaúcha

Receita Estadual ICMS Serra Gaúcha Operação Sonegação
A Operação Isopteria iniciou ainda na quarta-feira (21) e o montante da sonegação será apurado agora com o trabalho de auditoria do material apreendido. - Foto: Divulgação/Sefaz

A Receita Estadual está concluindo, na manhã desta quinta-feira (22), a Operação Isoptera, que tem como objetivo apurar sonegação no recolhimento de ICMS por parte de empresas do setor moveleiro. Nesta primeira fase, a operação está concentrada em indústrias localizadas nas cidades de Lagoa Vermelha e Sananduva, na Serra Gaúcha. Serão analisadas operações comerciais que somam mais de R$ 500 milhões por parte dos contribuintes sob investigação.

Conforme o titular da 3ª Delegacia Regional da Receita Estadual de Caxias do Sul, Magno Friedrich, os indícios da sonegação fiscal têm origem na prática de subfaturamento (informar nas notas fiscais preços abaixo do real), dissimulação societária (abrir diversas empresas em nomes de laranjas) e créditos indevidos (utilização de créditos frios para diminuir o imposto a pagar). A Operação Isopteria iniciou ainda na quarta-feira (21) e o montante da sonegação será apurado agora com o trabalho de auditoria do material apreendido.

Ao todo, foram mobiliados 16 auditores-fiscais, seis técnicos tributários e dois policiais da Brigada Militar. A operação foi batizada de Isoptera pois remete ao antigo nome que eram classificados os cupins. Semelhante aos prejuízos que o cupim causa na madeira, tais práticas de sonegação impactam nas finanças do Estado, corroendo a mesma, e tendo como consequências a falta de recursos para saúde, educação, segurança, dentre outros serviços mais essenciais à sociedade.

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda