Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Fazenda

Início do conteúdo

Comissão que avalia impactos da reforma tributária na Cage promove encontro inaugural

Reunião debateu impactos da reforma na contabilidade e nas contratações públicas

Publicação:

CARD CAGE (SITE NOVO)
- - Foto: Ascom Sefaz/CAGE
Por Ascom Sefaz/Cage

A primeira reunião ordinária da Comissão Permanente para Avaliação dos Impactos da Reforma Tributária nas atividades da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage) e nas contratações públicas foi realizada na última semana. O objetivo principal foi organizar o funcionamento do grupo de trabalho, promover o nivelamento de informações entre os participantes e iniciar a elaboração do plano de trabalho.

Foram discutidos os impactos da reforma na contabilidade e nas contratações públicas, os desafios operacionais e tecnológicos decorrentes do novo modelo de administração tributária, além das implicações das novas regras na gestão pública estadual.

O assessor técnico do Tesouro do Estado Paolo Mazzoncini Martinez, um dos 37 representantes da Sefaz no Pré-Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (Pré-CGIBS), apresentou a estrutura do colegiado criado em agosto para constituir o órgão que fará a gestão do novo imposto. Martinez abordou ainda as atividades do grupo de trabalho formado no Tesouro para pensar a reforma e os impactos já identificados dessa transformação sobre as finanças do Estado.

Coordenador da comissão, o contador e auditor-geral adjunto Felipe Bittencourt destacou que o grupo tem papel estratégico na preparação da Cage para os desafios.

“A comissão foi criada com o compromisso de garantir que a Cage esteja tecnicamente preparada para enfrentar as mudanças trazidas pela reforma. Nosso foco é promover um ambiente de colaboração, atualização contínua e integração com os demais órgãos do Estado, assegurando que as adaptações sejam feitas com responsabilidade, eficiência e alinhamento institucional”, afirmou.

Também participaram da reunião os servidores Celso Antônio Córdova Júnior, Guilherme Speroni Lentz, Leonardo Scheffer Cardoso, Maurício Ramos Araújo Martins, Sílvia Lauer, Tiago de Marco e Souza e Thiago Fraga Lima.

Secretaria da Fazenda