Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Governador anuncia investimentos de R$ 301 milhões em estradas

Governador anuncia investimentos de R$ 301 milhões em estradas

sefaz tesouro estradas investimentos
"Tivemos como prioridade, nos primeiros meses, o que mais nos toca, a saúde. Agora, vamos priorizar as estradas", disse Leite - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite lançou, nesta segunda-feira (17/6), um pacote de investimentos em estradas, com recursos disponibilizados pelo Estado e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Serão R$ 301,4 milhões aplicados em 2019 para qualificar o sistema rodoviário estadual.

“Temos um orçamento comprimido pelas dificuldades fiscais e, mesmo assim, estamos trabalhando muito fortemente para darmos respostas à nossa sociedade. Tivemos como prioridade, nos primeiros meses de governo, aquilo que mais nos toca, que é a saúde. Agora, depois de assistirmos muitas reclamações das condições das nossas estradas, vamos priorizar essa área tão sensível e ao mesmo tão importante para o desenvolvimento do nosso Estado”, destacou o governador.

Após análise por técnicos do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), foram priorizados trechos em piores condições, demandas judiciais, pagamento de dívidas do exercício anterior e a continuidade de obras mais próximas da conclusão.

Mais da metade dos investimentos, cerca de R$ 170 milhões, sendo parte liberado pelo Tesouro do Estado (R$ 136 milhões) e outra via Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico, a Cide (R$ 34,4 milhões), estão distribuídos entre as 17 superintendências regionais do Daer.

O montante inclui recuperação e conservação de rodovias estaduais e pontes, acessos municipais, sinalização, melhorias em vias urbanas por meio de convênios municipais, fiscalização de obras, equipamentos e veículos para o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM).

“Elencamos prioridades, mas os investimentos não se esgotam nelas. Há recursos nas superintendências regionais que serão revertidos em conservação, em tapa-buracos, para dar condições mínimas de logística e transporte”, disse o governador.

Os R$ 131 milhões restantes serão investidos na retomada de uma das obras prioritárias do Estado: a duplicação da ERS-118. O recurso foi descontingenciado pelo governo junto ao BNDES graças ao investimento anunciado pelo Estado na conclusão de acessos municipais.

A rodovia é considerada fundamental para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul e a mobilidade da Região Metropolitana de Porto Alegre. Até agora, já foram investidos mais de R$ 200 milhões na duplicação e cerca de 70% das obras estão finalizadas.

“Estamos recém no sexto mês de governo e já estamos agindo. Sabemos que essas obras não resolvam nossos problemas de infraestrutura rodoviária e há muito por fazer. Por isso, é fundamental que sigamos encaminhando os projetos de reforma no RS e as parcerias com o setor privado para que tenhamos condições de encaminhar as soluções de infraestrutura, com rodovias seguras e eficientes. Aí sim, teremos um Estado à altura do que nosso povo produz”, disse o governador.

“Os passos futuros na área de infraestrutura de transportes dependem do governo do Estado, é claro, mas inegavelmente exigem, também, uma forte aliança de toda a sociedade para que encontremos, juntos, as soluções para o setor”, afirmou o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, citando o RS Parcerias, que vai incluir as estradas atualmente sob gestão da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), e as concessões em andamento da RSC-287 e da ERS-324.

“São bons exemplos que ilustram o objetivo de sermos mais efetivos e darmos respostas mais ágeis para a população, sem dependermos tanto das amarras e burocracias que ainda limitam o poder público”, concluiu Costella.

Clique aqui e acesse a apresentação dos investimentos.

Veja para onde serão destinados os recursos:

Melhorias
O quê: recuperação e conservação de rodovias estaduais e pontes, acessos municipais, sinalização, melhorias em vias urbanas por meio de convênios municipais, fiscalização de obras, conforme as regiões:

1ª Superintendência Regional – Esteio: R$ 8,9 milhões
2ª Superintendência Regional – Bento Gonçalves: R$ 12,4 milhões
3ª Superintendência Regional – Santa Cruz do Sul: R$ 15,3 milhões
4ª Superintendência Regional – Santa Maria: R$ 4,1 milhões
5ª Superintendência Regional – Cruz Alta: R$ 10,1 milhões
6ª Superintendência Regional – Passo Fundo: R$ 8,9 milhões
7ª Superintendência Regional – Pelotas: R$ 9,2 milhões
8ª Superintendência Regional – Bagé: R$ 2,4 milhões
9ª Superintendência Regional – Alegrete: R$ 7,2 milhões
10ª Superintendência Regional – Cachoeira do Sul: R$ 4 milhões
11ª Superintendência Regional – Lajeado: R$ 26,7 milhões
12ª Superintendência Regional – Santiago: R$ 8,5 milhões
13ª Superintendência Regional – Erechim: R$ 9,4 milhões
14ª Superintendência Regional – Santa Rosa: R$ 17,9 milhões
15ª Superintendência Regional – São Francisco de Paula: R$ 6,2 milhões
16ª Superintendência Regional – Osório: R$ 6,9 milhões
17ª Superintendência Regional – Palmeira das Missões: R$ 7,4 milhões

Comando Rodoviário da Brigada Militar
O quê: equipamentos e veículos para monitoramento das estradas estaduais de todo o RS. Investimento será de R$ 5 milhões.

Duplicação da ERS-118
O quê: a obra tem um total de 21,5 quilômetros e se inicia no entroncamento da 118 com a BR-116, em Sapucaia do Sul, e se estende até o entroncamento com a BR-290 (freeway), em Gravataí. O valor a ser destinado para conclusão da obra é R$ 131 milhões, financiados pelo BNDES.

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Marcelo Flach/Secom