Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Cage participa de campanha do Conaci para conscientizar gestores públicos e sociedade
RSS
Notícias
Publicação:

Cage participa de campanha do Conaci para conscientizar gestores públicos e sociedade

Imagem do print da tela do site
- - Foto: Reprodução

A Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage) é uma das signatárias da campanha da “Não Existe Gestão sem Controle” do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) lançada nesta quinta-feira (1º). A instituição vai mobilizar todas as controladorias filiadas e associadas com a aproximação das eleições para juntas disseminarem uma importante mensagem: relembrar os atuais e os futuros governantes sobre seu verdadeiro papel na missão de gerir a máquina pública, promovendo sistemas de controle eficazes na construção de gestões mais eficientes e assertivas.

Os candidatos estão frente a frente com o instável cenário causado pela pandemia do Coronavírus. Justamente neste momento de incertezas e dificuldades é que se torna mais importante relembrar a relevância do controle interno para os novos gestores, inclusive como indutor do fomento ao controle social, a fim de conscientizar a sociedade sobre seu papel para o exercício da verdadeira cidadania.

Uma das ações que merece destaque é o vídeo que contou com a participação de diversos controladores pelo Brasil para levar a mensagem da campanha. No vídeo, membros do Conaci utilizam falas curtas e complementares que alertam sobre a importância e o papel do controle interno para a administração pública, mostrando o olhar do controlador que agrega valor à gestão, desconstruindo, dessa forma, o foco do controle na responsabilização do gestor. No vídeo, o contador e auditor-geral do Estado, Rogerio da Silva Meira, destaca que “por meio do controle interno vamos construir uma administração pública mais forte”.

Uma sociedade, para amadurecer democraticamente, deve exigir de seus governantes, ética e boas entregas na prestação serviços e políticas governamentais. Sustentada nessa premissa, nasceu a campanha que tem, como principal objetivo, conscientizar gestores públicos e sociedade sobre a importância das ações de controle interno, além de promover um olhar mais humanizado para os benefícios que o controle exercido da forma correta e colaborativa podem gerar para uma sociedade. Com conteúdo audiovisual e imagens fortes, o material convida o interlocutor a uma reflexão sobre os efeitos causados pela ausência de controle e seus resultados, quando aplicado de forma correta, em relação a perspectivas como saúde, educação, meio ambiente, economia e infraestrutura. Assim, a campanha busca estimular o pensamento sobre as formas de agir, liderar e gerir e como a falta de controle pode impactar negativamente no coletivo.

 

Confira aqui o vídeo da campanha.

 

Texto: Ascom Conaci, com informações Ascom Sefaz/ Cage

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda