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Serviços do Tesouro do Estado podem ser acessados em rs.gov.br

imagem escrito Tesouro do Estado
- - Foto: Divulgação Sefaz

O Tesouro do Estado disponibilizou no seu site e no do governo do Estado, o compromisso firmado com os cidadãos para a oferta de informações e serviços de forma mais transparente, ágil e eficaz. A Carta de Serviços da Subsecretaria vinculada à Secretaria da Fazenda foi lançada ainda em 2020, primeiramente para os servidores do Estado. Agora, o documento está acessível para todos os públicos do Tesouro: aqueles com vínculo profissional com órgãos e entidades governamentais, ativos, inativos e pensionistas; o próprio governo, demais poderes e a sociedade.

O guia foi construído por diferentes áreas para informar e orientar sobre serviços prestados pelo Tesouro. Desses, 21 foram disponibilizados no rs.gov.br, para compor a grade de serviços do governo. É mais um passo na iniciativa de transformar todos os serviços do Tesouro em digitais. As próximas etapas devem incluir Ouvidoria, avaliação, indicadores e processos padronizados. Entre esses serviços estão, por exemplo, acesso a contracheques, à declaração de Informe de Rendimentos, ao pagamento de Requisição de Pequeno Valor (RPVs) e consulta aos valores de contribuição previdenciárias pagas pelo servidor.

O secretário da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso, destacou o esforço das equipes para entregar resultados tão positivos em um ano de grandes dificuldades. “O Tesouro teve papel fundamental nisso, com o trabalho para melhoria do fluxo de caixa, resultado orçamentário menos deficitário, lançamento de aplicativos e serviços novos com exemplo de esforço de proatividade e compromisso com o serviço público”.

O subsecretário do Tesouro do Estado Bruno Jatene, explicou as etapas para a construção da Carta. Além da identificação dos públicos foi também necessário identificar e compreender quais eram os processos que realizamos dentro da casa e que temos o domínio do serviço como um todo, ou somos responsáveis pelas principais atividades. A partir disso, foi necessário construir um visual atraente e funcional e estabelecer uma linguagem clara, com padronização das respostas, especialmente nos itens de pré-requisitos e prazos, tendo em vista que a natureza dos serviços é bem diversa e os públicos de destino também”, esclareceu.

A Carta atende à Lei Federal nº 13.460, de junho de 2017, regulamentada por decreto estadual de 12 de agosto de 2020 e faz parte do Programa Descomplica RS.

imagem com informações sobre os serviços

 

Veja os serviços:

 

Texto: Ascom Sefaz/ Tesouro do Estado

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