Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > 4 anos do App Menor Preço: 34 milhões de vezes ajudando o consumidor gaúcho a economizar
RSS
Notícias
Publicação:

4 anos do App Menor Preço: 34 milhões de vezes ajudando o consumidor gaúcho a economizar

-
- - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Procon RS, parceira desde o lançamento em 2019, destaca o aplicativo como uma ferramenta em total acordo com a prevenção ao superendividamento

 

Encontrar o produto que precisa com o menor preço e poder realizar a pesquisa sem precisar sair de casa é a receita perfeita de economia e praticidade. E isso, o consumidor gaúcho encontra há quatro anos no aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha, disponível nas plataformas Android e iOS.

O App, desenvolvido em parceria pela Receita Estadual e Procergs, completa quatro anos de lançamento nesta quarta-feira (15/3), Dia do Consumidor. Reconhecido por proporcionar economia aos usuários no momento de fazer as compras, o dispositivo já contabiliza mais de 34 milhões de pesquisas realizadas desde 2019, se tornando um dos aplicativos do Governo do Estado mais utilizados pela população gaúcha.

O Menor Preço fortalece ainda mais o Programa Nota Fiscal Gaúcha, que já conta com 2,9 milhões de cidadãos cadastrados e proporciona benefícios e economia aos consumidores e contribui para o aumento da arrecadação do Rio Grande do Sul, estimulando a emissão de notas fiscais. “O aplicativo também estimula a ampliação do relacionamento entre Estado e cidadão e vai ao encontro do objetivo de pautar as ações do setor público cada vez mais pela transparência, bem como otimizar a experiência do usuário através de serviços digitais. Modernizar, colaborar e facilitar os processos são os principais objetivos da Receita Estadual, que vem executando esse compromisso através das iniciativas propostas e realizadas no Receita 2030”, declara o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves.

De acordo com o coordenador do Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG), Fernando Rodrigues do Santos, o Menor Preço tem como objetivo ajudar o cidadão a saber onde há o produto que ele procura e permitir que ele encontre uma lista de preços, possibilitando que decida onde deseja comprar de acordo com o custo-benefício de se deslocar a determinado local. “Durante a pandemia, ele otimizou a localização de itens essenciais, diminuindo o tempo de procura por determinados itens pelos cidadãos. E para colaborar com esse mapeamento basta o consumidor informar o CPF na nota, pois essas notas que atualizam a base de dados do app”, explica Fernando.

Aos Procons, Estadual e Municipais, parceiros do Menor Preço Nota Fiscal Gaúcha desde o lançamento em 2019, o aplicativo também possibilita o acompanhamento do mercado para melhor orientar aos consumidores. De acordo com Rainer Grigolo, diretor do Procon RS, departamento da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), um exemplo disso foi o levamento feito ente quanto aos materiais escolares. “Foi possível identificar a variação de preços por região e informar ao consumidor a tendência de variação de preços no Estado do Rio Grande do Sul. Por isso mesmo, também pode ser olhado como uma ferramenta que está em total acordo com a Lei do Superendividamento, em especial, na prevenção ao superendividamento”, afirma Rainer.

O balanço de utilização do aplicativo aponta crescimento constante no seu uso. Em comparação a fevereiro do ano passado, quando havia pouco mais de 62 mil usuários ativos e foram realizadas 711 mil consultas, a evolução foi representativa, com avanço de 65% na quantidade de usuários e de 30% nas pesquisas realizadas. Ou seja, em fevereiro de 2023 já são 102 mil usuários ativos, que realizaram um total de 930 mil pesquisas no mês. Os produtos mais pesquisados foram alimentos – com destaque para o leite, carne e bebidas alcoólicas - e remédios.

“Além de colaborar com o comprador, a ferramenta ainda apresenta um aspecto relevante aos fornecedores e consumidores, pois através das pesquisas feitas no Menor Preço - Nota Fiscal Gaúcha o consumidor poderá descobrir novos fornecedores, que talvez não descobriria por outros meios de pesquisa”, enfatiza Grigolo.

Ao realizar a busca, o usuário pode informar o produto que deseja pesquisar por meio de sua descrição, marca ou código de barras. Os resultados, obtidos em um tempo médio de apenas 180 milissegundos, podem ser filtrados pelo raio máximo de distância e pela data que o preço foi praticado. Também há integração com aplicativos de navegação para facilitar o deslocamento do cidadão em busca do menor preço. Os preços não são vinculativos e é sempre recomendável entrar em contato com o estabelecimento antes de efetuar o deslocamento.

 

Como funciona o Menor Preço Nota Gaúcha?

1.  Baixe o Aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha, disponível nas plataformas Android e iOS. Para a utilização dos serviços, é necessário o cadastro no programa Nota Fiscal Gaúcha, o que pode ser feito por qualquer cidadão que possua um CPF.

2.  Informe o produto que você deseja pesquisar por meio de sua descrição, marca ou código de barras. 

3.  Filtre os resultados pelo raio máximo de distância da sua localização e pela data que o preço foi praticado.

4.  Encontre os menores preços mais próximos de você! Como o mecanismo mostra o preço de acordo com a última nota de venda do produto com CPF emitida pelo estabelecimento, é importante verificar a data e horário em que a nota foi processada.

 

Sucesso do aplicativo motivou versão nacional

O sucesso do aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha motivou a criação de uma versão nacional, o Menor Preço Brasil. Desenvolvido também por Receita Estadual e Procergs, ele está disponível para utilização de todos Estados brasileiros, conforme celebrado no Convênio de Cooperação Técnica nº 03/19, de 27 de setembro de 2019, do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). A tecnologia, sem custo para o usuário, solicita login obrigatório pela conta gov.br que é um meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais. Essa conta, proposta pelo governo Federal, facilita a identificação e autenticação do cidadão, além do controle de acesso unificado de cada cidadão aos serviços digitais oferecidos pelos órgãos públicos. Dessa forma, com um único usuário e senha o login gov.br fornece um nível de segurança maior a todos.

 

Principais Números do Menor Preço Nota Gaúcha

• Total de Pesquisas: 34 milhões

• Total de Itens Retornados: 1 bilhão

• Tempo Médio de Resposta: 180 milissegundos

• Total de NFC-e processadas no período: 7,2 bilhões

• Total de usuários ativos atualmente: 102 mil

• Total de downloads do app especificamente no mês de fevereiro de 2023: 1024 novos usuários

 

Siga o NFG nas redes sociais e fique informado sobre novidades e premiações:

- Instagram: @notafiscalgaucha

- Facebook: @notafiscalgaucha

 

Texto: Ascom Sefaz

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda