Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > "Transparência é um caminho sem volta", afirma ministro em 70 anos da Cage
RSS
Notícias
Publicação:

"Transparência é um caminho sem volta", afirma ministro em 70 anos da Cage

Homem discursa para grupo de pessoas
Palestra do ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner de Campos Rosário - Foto: Foto: Divulgação/Sefaz

O ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner de Campos Rosário, está convencido de que o combate à corrupção e os mecanismos de controle sobre os recursos públicos não sofrerão qualquer retrocesso a partir do próximo ano, com a posse dos novos governos. "A transparência é um caminho sem volta", resumiu o ministro antes de participar, como palestrante convidado, na reunião-almoço em homenagem aos 70 anos da Cage (Contadoria e Auditoria-Geral do Estado). Ele falou sobre os desafios para melhorar o trabalho de identificação dos desvios na gestão pública.

Entre as novidades, o ministro antecipou uma parceria que a CGU estabelecerá com o Facebook para possibilitar a denúncia de cidadãos sobre eventuais suspeitas sobre convênios com recursos do governo federal. "A pessoa manda uma mensagem e passará a receber informações sobre todo o processo de apuração", descreveu. O mecanismo em breve será ampliado para outras plataformas sociais.

Para o ministro, é importante que as estruturas de controle interno busquem uma permanente evolução nas atividades, "pois não haverá órgão que sobreviverá sem mostrar resultados". Um dos maiores desafios, na visão de Wagner Rosário, será integrar as ferramentas de controle em todos os níveis (União, estados e municípios).

70 anos da Cage

Antes da palestra, que ocorreu no Salão Nobre da Federasul, em Porto Alegre, o ministro destacou a caraterística singular da Cage do Rio Grande do Sul. "É a única do país que exerce o controle interno de todos os Poderes, o que a torna uma referência", afirmou.

O evento contou com as presenças do vice-governador José Paulo Cairoli; do secretário da Fazenda, Luiz Antônio Bins, e o titular da Cage, Álvaro Fakredin, que também é presidente do Conaci (Conselho Nacional de Controle Interno). Trata-se de um colegiado que reúne representes dos órgãos de controladoria de todos os estados brasileiros e das capitais.

Como anfitrião, Fakredin salientou os avanços que o órgão alcançou nos últimos anos em termos de transparência, com destaque para o aplicativo Pilas RS e a remodelação do Portal da Transparência RS. "O efetivo controle sobre a despesa pública representa fazer mais com menos. Atuamos em defesa da sociedade", frisou ele.

O evento contou ainda com as presenças dos secretários de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos, Raffaele Di Cameli; do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini; representando o TCE (Tribunal de Contas do Estado), Cesar Miola; representando a PGE (Procuradoria-Geral do Estado), a coordenadora da Procuradoria Disciplinas, Patrícia Neves Pereira; o subsecretário do Tesouro do Estado, Elói Astir Stertz; o subsecretário-adjunto da Receita Estadual, Paulo Cestari; representantes de entidades sindicais e de organismos de controle da União.

Texto: Pepo Kerschner/Sefaz
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda