Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Receita Estadual busca simplificação e disponibiliza novo serviço online para locadoras de veículos
RSS
Notícias
Publicação:

Receita Estadual busca simplificação e disponibiliza novo serviço online para locadoras de veículos

sefaz receita aliquota locadoras veiculos delegacia especializada
Subsecretários da Receita Estadual em visita na Unidade de Veículos (UVEC), situada na Delegacia de Erechim (14ª DRE) - Foto: Divulgação/Sefaz/Receita Estadual

A Receita Estadual está disponibilizando um novo serviço online para locadoras de veículos. Antes realizado apenas de forma presencial, o pedido de redução de alíquota para o segmento passou a estar disponível virtualmente nesta terça-feira (8), por meio do preenchimento de um formulário no site da Instituição. O avanço é fruto da recente criação da Unidade de Veículos (UVEC), situada na Delegacia de Erechim (14ª DRE). Embora localizada fisicamente no município do norte gaúcho, a estrutura é responsável por centralizar os serviços relativos a veículos de todo o Estado.

A estratégia de centralização de serviços está diretamente relacionada a importantes pilares do Receita 2030, uma agenda propositiva composta por 30 iniciativas para modernizar a administração tributária gaúcha, que foi lançada em junho pelo governo do Estado. Com isso, alguns focos do novo modelo de gestão, como por exemplo a especialização, a eficiência e o paradigma do serviço, começam a permear gradativamente toda a estrutura do fisco gaúcho, otimizando também o atendimento das necessidades da sociedade e a alocação de pessoal. “É preciso fazer mais com menos”, salienta Luís Fernando Flores Crivelaro, subsecretário adjunto da Receita Estadual, que visitou recentemente a UVEC e é um dos idealizadores da ação.

A ideia, segundo Crivelaro, não é somente centralizar os serviços em um único local, mas principalmente agregar valor ao trabalho por meio de ações de simplificação de procedimentos e da implantação de uma nova ótica no atendimento. “Esse é o primeiro serviço que passa do atendimento presencial para o virtual na Unidade de Veículos. Trata-se de uma simplificação para os contribuintes, que não precisam mais se deslocar até as unidades da Receita Estadual. Basta preencher o formulário digital e aguardar um dia útil para atendimento”, destaca o subsecretário adjunto, que salienta que essa deve ser a nova tônica dos serviços prestados, com grande parte das demandas sendo atendidas por meio de um Portal de Serviços na internet.

 

Unidade de Veículos

Atualmente, a UVEC já centraliza os serviços estaduais de cadastramento, recadastramento anual e redução de alíquotas das locadoras de veículos. O próximo passo, que está em estudo, deve ser a centralização das exonerações de ICMS e IPVA para táxis e de ICMS para portadores de necessidades especiais.

Além da centralização, o objetivo da UVEC é agregar valor com ações de retaguarda, tais como a geração de malhas, o disparo de fiscalizações, a análise de estatísticas e a padronização do relacionamento com o contribuinte. O processo de migração dos serviços para a unidade é coordenado por um Grupo de Trabalho, que também busca propor melhorias nos fluxos de trabalho, simplificar a legislação e elaborar um sistema de controle e extração de informações para as atividades.

 

Pedido de Redução de Alíquota para Locadoras de Veículos

O novo serviço é realizado por meio do preenchimento de um formulário no Plantão Fiscal Virtual, disponível no site da Receita Estadual, bastando selecionar as opções “IPVA” e, após, “Locadora – Requerimento de Redução de Alíquota”.

Com isso, o formulário solicitará, além das informações básicas (nome, CNJP, e-mail e telefone), que seja anexada uma planilha em Excel com os seguintes dados para prestação do serviço (um modelo é disponibilizado ao contribuinte): Placa; Nº da NF-e; Data da Emissão da NF-e; CNPJ do emitente da NF-e; CGC/TE da concessionária do Rio Grande do Sul.

O prazo para o atendimento da demanda é de um dia útil. O procedimento deve ser utilizado para solicitação de redução de alíquotas somente nos casos em que a empresa de Locação de Veículos estiver com o recadastramento anual atualizado.

 

 

Texto: Ascom Fazenda/ Receita Estadual

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda