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Receita Estadual modifica horário de atendimento presencial e protocolo de processos a partir de dezembro

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Delegacia de Caxias de Sul da Receita, na foto, terá horário modificado assim como todas as demais unidades de atendimento - Foto: Divulgação/Sefaz/Receita Estadual

A partir do dia 1º de dezembro, o atendimento presencial aos contribuintes e o protocolo de processos da Receita Estadual passam a funcionar em novo horário. A mudança foi publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (11) e estabelece o funcionamento padrão das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. A alteração é válida para todas Delegacias, Agências e Escritórios na capital e no interior do Estado, incluindo a Central de Atendimento ao Contribuinte (CAC), situada em Porto Alegre.

Segundo Edson André Moura, subsecretário adjunto para Assuntos de Administração e Tecnologia da Receita Estadual, a medida é uma necessidade para otimização de recursos. “A Receita Estadual tem investido na melhoria e disponibilizado serviços aos contribuintes através do autoatendimento na Internet. É preciso adaptar-se a essa realidade, bem como à tendência de incremento do atendimento virtual”, destaca Edson.

O novo horário, conforme aponta Luis Fernando Crivelaro, subsecretário adjunto de Imposição Tributária da Receita Estadual, faz parte do plano de modernização do fisco gaúcho. “O objetivo é investir ainda mais em serviços digitais, incrementando as ferramentas e ampliando as funcionalidades já disponíveis no site, no e-CAC e na Carta de Serviços. Com a mudança, os servidores poderão utilizar o turno da manhã para outras atividades que busquem ampliar os resultados, com foco na arrecadação.”

Paralelamente, no âmbito do Receita 2030 (conjunto de 30 iniciativas para modernizar a administração tributária estadual), a Receita Estadual também vem criando Centrais de Serviços, como por exemplo as para assuntos relacionados a Veículos e a Cadastros. Tratam-se de unidades que buscam centralizar trabalhos administrativos, padronizando os processos e os serviços realizados, com ganhos de capacidade de processamento, produtividade e especialização. A necessidade de atendimento presencial, por consequência, também é reduzida, com a grande maioria dos serviços sendo demandados por meio do site da Receita Estadual. 

Locais de Atendimento e Plantão Fiscal Virtual

A relação completa com os endereços dos locais de atendimento presencial pode ser consultada no site da Receita Estadual (https://receita.fazenda.rs.gov.br/locais-de-atendimento). Além disso, também é possível utilizar o Plantão Fiscal Virtual (http://www.sefaz.rs.gov.br/Atendimento), serviço destinado a sanar dúvidas sobre legislação tributária, sistemas e procedimentos sem sair de casa. Ao todo, a iniciativa esclarece em média 450 dúvidas por dia, com a maioria delas sendo respondidas em até 24h.

Clique aqui e confira a Instrução Normativa RE Nº 045/19, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) dessa segunda-feira (11).

Texto: Ascom Fazenda/ Receita Estadual

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