Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Cage participa de evento no TCE destinado a servidores municipais

Cage participa de evento no TCE destinado a servidores municipais

As palestras tiveram como tema os principais problemas identificados nas informações contábeis prestadas pelos municípios, bem como suas soluções - Foto: Divulgação/CAGE

A Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage) participou da 21ª edição do evento Sistema de Informações para Auditoria e Prestação de Contas (SIAPC), promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS), em Porto Alegre, entre os dias 18 e 21 de novembro. O chefe da Divisão de Informação e de Normatização Contábil (DNC) da Cage, o auditor Felipe Bittencourt, foi um dos palestrantes do encontro que teve como público-alvo contadores, responsáveis pelo controle interno e pela folha de pagamento dos municípios do Estado.

As palestras, assistidas por cerca de mil servidores municipais, tiveram como tema os principais problemas identificados nas informações contábeis prestadas pelos municípios, bem como suas soluções. Bittencourt ministrou a palestra com o tema: “A adoção das NBC TSP e o impacto nas Demonstrações Contábeis”.

Entre os objetivos estava a atualização do público quanto ao processo de convergência às normas internacionais de contabilidade pública (IPSAS) no Brasil, bem como a tendência de normas que serão publicadas, com base no plano de trabalho do IPSASB (Organismo internacional normatizador) de 2019 a 2023.

Também foi apresentada a evolução dos procedimentos contábeis patrimoniais implantados no governo do Estado e como esses novos procedimentos impactaram as demonstrações contábeis de 2014 a 2018. Por fim, foi apresentada uma pesquisa, efetuada com base em banco de dados fornecido pelo TCE, de como os municípios gaúchos se encontram em relação aos procedimentos contábeis, em especial os que integram o Plano de Implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais (PIPCP), previsto na Portaria STN nº 548/2015.

“Esse tipo de evento, que promove a integração de profissionais de diferentes entidades, é muito importante para a melhoria das informações contábeis prestadas pelo setor público, pois a dúvida de um, também pode ser a dúvida de outro. O profissional contábil deve se manter atualizado e ser proativo em buscar essa atualização, ainda mais neste cenário atual de mudanças, ressalta Bittencourt.”

Texto: Ascom Fazenda / CAGE