Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Tesouro do Estado terá programa focado em inovação a partir de 2020

Tesouro do Estado terá programa focado em inovação a partir de 2020

tesouro estado pucrs workshop programa inovação
Subsecretário do Tesouro, Bruno Janete palestrou sobre contexto fiscal e financeiro gaúcho - Foto: Tânia Meinerz / Divulgação Tesouro do Estado

O Tesouro do Estado promoveu na tarde dessa quarta-feira (27), na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o workshop de estruturação de seu Programa de Inovação. O objetivo foi promover uma discussão colaborativa e transdisciplinar sobre ideias embrionárias para um conjunto de iniciativas que a Subsecretaria pretende lançar em 2020 com foco na reversão da crise financeira do Estado e na qualificação dos serviços prestados.

Na presença de acadêmicos e representantes de órgãos públicos, o subsecretário do Tesouro do Estado, Bruno Jatene, destacou a importância de os desafios do Rio Grande do Sum serem compartilhados com variados públicos para a busca de soluções mais efetivas. “Este workshop está desenhado exatamente para reunir pensamentos diferentes e trazer a riqueza da diversidade”, destacou.

Jatene palestrou sobre o contexto fiscal e financeiro gaúcho, detalhando a situação das despesas e das dívidas acumuladas, que levaram o Rio Grande do Sul a ser considerado um dos Estados com a pior capacidade de pagamento do país. De acordo com o subsecretário, nas últimas cinco décadas, o Estado alcançou resultado orçamentário positivo em apenas sete anos. “A previsão para 2020 é um déficit orçamentário de 5,5 bilhões”, concluiu.

Eduardo Lacher, subsecretário adjunto do Tesouro do Estado, encerrou as apresentações ao compartilhar o Programa de Inovação da Subsecretaria. O gestor esclarece que o objetivo principal da iniciativa é a execução de um plano de inovação, através de um processo de colaboração e cocriação com parceiros externos, com a finalidade de agregar valor na prestação dos serviços do Tesouro aos seus públicos prioritários. “Para a retomada de um Estado pujante, nada melhor do que abrir a instituição para sugestões, críticas e ideias”, refletiu. Nesse sentido, Lacher especificou a necessidade de aumentar a aproximação entre o Estado e a academia. “A gente não quer só ter ideias, mas executá-las e de forma acelerada, por isso a parceria com as universidades”, justificou.

A jornalista Sandra Barreras enfatizou que o Programa de Inovação busca atingir tanto o público interno quanto o externo, que abrange gestores públicos, servidores estaduais, fornecedores, outros Poderes e formadores de opinião. O professor da PUCRS Luis Willwock falou sobre a importância da inovação. Para ele, trazer soluções novas implica criação de conhecimento, gestão do capital intelectual, desenvolvimento de parcerias, ambientes colaborativos e sinergia permanente. “Precisamos trabalhar juntos para apagar esse incêndio que é sistêmico e contínuo”, falou, referindo-se à necessidade de maior integração entre as esferas pública e privada para transformar a situação do RS.

As ideias surgidas no evento subsidiarão a elaboração do Programa de Inovação do Tesouro do Estado, que será lançado no mês de abril e executado nos próximos dois anos. O evento contou com a participação de representantes de PUCRS, Tecnopuc, Zenit, Unisinos, Tecnosinos, UFRGS, FURG, Pacto Alegre, IBGE, Procergs, Icolab, Serpro, Prefeitura de Porto Alegre e Prefeitura de Novo Hamburgo, além de servidores das diversas áreas fazendárias.

Tesouro do Estado:

É uma Subsecretaria da Secretaria da Fazenda que atua na gestão das finanças gaúchas, zelando pela adequada aplicação dos recursos estaduais. O  Tesouro atende servidores, fornecedores, unidades de finanças, órgãos públicos, outros poderes. Entre suas tarefas rotineiras estão, por exemplo, a gestão da folha de pagamento do Executivo, da dívida pública, execução orçamentária, Precatórios e Requisições de Pequeno Valor (RPVs), elaboração de estudos, cenários e relatórios gerenciais,

planejamento, programação financeira e pagamentos, além de  projetos que otimizem a aplicação dos recursos públicos pelo Programa da Qualidade do Gasto.

Texto: Ascom Fazenda