Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Sefaz lança Barômetro Fiscal para auxiliar na compreensão da conjuntura econômica
RSS
Notícias
Publicação:

Sefaz lança Barômetro Fiscal para auxiliar na compreensão da conjuntura econômica

Arte gráfica do Barômetro Fiscal
- - Foto: Divulgação/Sefaz-Tesouro do Estado

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) lança uma nova ferramenta para análise de cenários, compreensão da conjuntura econômica e auxílio na tomada de decisões. É o Barômetro Fiscal, desenvolvido pela Divisão de Estudos Econômicos e Fiscais (DEQG), do Tesouro do Estado. O evento de lançamento acontece durante o bate-papo de finanças especial online “A Conjuntura econômica no ano da pandemia e as expectativas para 2021”, no próximo dia 25/11, às 15h. A atividade conta com a participação de profissionais e acadêmicos de diferentes Universidades e o apoio da UFRGS e do Conselho Regional de Economia (Corecon-RS).

O Barômetro é uma ferramenta que ajuda a compreender a conjuntura econômica no que for relevante para as finanças estaduais, instrumentalizando os gestores da Sefaz para o planejamento e a tomada de decisão. São dados da conjuntura que alimentam os cenários fiscais e permitem análises mais seguras. De acordo com o economista Fernando Lara, da seção de Estudos Econômicos e Fiscais da DEQG, coordenador do projeto, trata-se de um painel de indicadores que busca sintetizar as condições conjunturais e dar suporte para a elaboração de cenários e projeções fiscais. “Utilizamos tanto informações da própria Secretaria da Fazenda, quanto de fontes públicas”, explica.

O chefe da seção de Estudos Econômicos e Fiscais da DEQG, Jacó Braatz, complementa enfatizando que a ferramenta visa instrumentalizar uma análise complexa da conjuntura, auxiliando o analista a produzir diferentes cenários. “Com isso, buscamos dar ao gestor uma perspectiva em tempo real sobre as principais variáveis que possam impactar a arrecadação do estado e consequentemente os cenários fiscais”, afirma.

O subsecretário do Tesouro do Estado, Bruno Jatene, enfatiza: “o Barômetro Fiscal certamente permitirá um acompanhamento mais estruturado dos principais indicadores econômicos conjunturais, não apenas ao Tesouro, mas a todo o Estado. É uma ferramenta que consta na carteira de projetos e que passou por um desenvolvimento minucioso com o apoio de uma equipe muito qualificada. Trata-se de um importante avanço para ajudar no desenvolvimento de projeções e apoiar a elaboração de políticas públicas”.

 

O bate-papo contará com a abertura do subsecretário Bruno Jatene, mediação de Jacó Braatz e as participações de:

Prof. Dr. Fernando Lara, DEQG do Tesouro do Estado e coordenador Barômetro Fiscal

Prof. Dr. Alessandro Mielbach, IEPE-UFRGS

Prof. Dr. Bruno Breyer Caldas, conselheiro do Corecon-RS

Prof. Dra. Julia Braga, UFF/RJ

Prof. Dr. Marcelo de Oliveira Passos, UFPEL.

 

Acompanhe a transmissão ao vivo pelos canais:

Corecon-RS - https://www.facebook.com/coreconrs

Sefaz RS - https://www.facebook.com/sefazrs

UFRGS - https://www.facebook.com/fceufrgs


Texto: Ascom Sefaz/Tesouro do Estado

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda