Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Servidores da Fazenda têm curso do BIRD sobre reestruturação de dívida
RSS
Notícias
Publicação:

Servidores da Fazenda têm curso do BIRD sobre reestruturação de dívida

Servidores da Fazenda têm curso do BIRD sobre reestruturação de dívida

Uma equipe de servidores da Secretaria da Fazenda participa a partir desta quarta-feira (04) até o final da semana do segundo treinamento em gestão da dívida pública para Estados e municípios. O treinamento faz parte da contrapartida do Banco Mundial ao empréstimo de US$ 1 bilhão assinado pelo Estado em 2008 e demonstra o reconhecimento da instituição à qualificação técnica dos quadros da Secretaria e também o apoio ao processo de ajuste fiscal.

O treinamento - módulo avançado – permitirá através de uma divisão teórica e prática identificar as possibilidades e estruturar uma operação de reestruturação de dívida, com recursos de empréstimos, para o desenvolvimento sustentável. “O embasamento teórico é fundamental, mas o treinamento ganha destaque quando, através de exercícios práticos, baseados em casos hipotéticos, somos desafiados a encontrar soluções. Pensar e resolver problemas através das simulações permite maior capacidade de análise em uma situação real quando os riscos e as incertezas são uma constante”, afirma o diretor do Tesouro do Estado, José Alfredo Pezzi Parode.

A primeira reunião de capacitação aos servidores ocorreu em junho desse ano com o foco na estruturação das operações de empréstimos. De acordo com Andersom Caputo Silva, representante do Banco Mundial e um dos instrutores do treinamento em conjunto com Antônio Paulo Medeiros, o segundo treinamento é um módulo avançado com o objetivo principal de capacitar os servidores para o aprimoramento da gestão, tendo em vista a reestruturação da dívida. “O objetivo é dar as ferramentas necessárias para a análise de como uma operação de empréstimo e reestruturação deve ser planejada”, salienta Silva.

 

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda