Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Seminário sobre a nova contabilidade do setor público lota auditório
RSS
Notícias
Publicação:

Seminário sobre a nova contabilidade do setor público lota auditório

Seminário sobre a nova contabilidade

do setor público lota auditório

           Mais de 200 servidores estaduais participaram do seminário A Nova Contabilidade do Setor Público, organizado pela Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage). O evento foi  realizado na tarde de quinta-feira (13), no salão Rio Grande do Sul do Hotel Everest, no centro da capital. 

Ao saudar a presença do público o contador e auditor-geral do Estado, Luiz Paulo Freitas Pinto, disse que com o seminário, a Cage busca promover uma equalização em relação as novas normas do Conselho Federal de Contabilidade e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), aplicadas ao setor público. Segundo ele, as novas normas vão tornar a contabilidade brasileira alinhada à contabilidade internacional. Salientou que a implementação das novas normas de contabilidade é uma grande tarefa do governo do Estado e demais poderes.

O secretário adjunto da Fazenda, Andre Barreto de Paiva Filho, ao saudar a presença do público, salientou a importância do evento.  “A contabilidade é um instrumento de gestão e de controle público” disse ele. Paiva Filho afirmou que a adaptação às novas normas de contabilidade requer um grande envolvimento de todos. Ele informou que, em razão da complexidade e da grandeza do trabalho, há um pedido de adiamento para a implementação das novas normas, que segundo ele, é de grande importância para o setor público nacional.  

Patrícia Dutra, representante do Conselho Regional de Contabilidade, falou brevemente sobre as novas normas, frisando que o momento é de “uma mudança de cultura muito grande, uma quebra de paradigmas”. O professor Paulo Henrique Feijó, coordenador-geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação da Secretaria do Tesouro Nacional, iniciou sua palestra complementando a fala de Patrícia: “esta mudança será atingida através de muito estudo, orientação e treinamento”.

Feijó abordou as regras e o sistema da contabilidade praticada nas gestões públicas atualmente e as mudanças necessárias para que o País alcance os padrões internacionais de contabilidade. Além disso, Feijó destacou a importância da capacitação dos profissionais que vão trabalhar com a contabilidade do setor público. De acordo com ele, “para a casa funcionar tem que ter pessoas, sistemas e normas. O sistema, por melhor que seja, não faz a contabilidade sozinho. Contabilidade precisa de pessoas capacitadas e preparadas. A mudança normativa dá um norte, mas é preciso ter profissionais capacitados”, concluiu.

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda