Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Fazenda

Início do conteúdo

Sefaz inovação: Confira a agenda fazendária na 5ª edição do South Summit Brazil

Projetos do Tesouro do Estado e da Cage estarão no palco do maior evento de inovação da América Latina

Publicação:

Pórtico com a inscrição South Summit Brazil Porto Alegre e diversas pessoas passando por baixo dele
Em 2025, o evento reuniu 23 mil participantes de 62 países - Foto: Secom
Por Ascom Sefaz

Mais uma vez Porto Alegre é parada obrigatória no circuito mundial da inovação. De 25 e 27 de março, o Cais Mauá recebe o South Summit Brazil (SSB) 2026, o maior evento de inovação da América Latina, correalizado pelo governo do Rio Grande do Sul. Mantendo a tradição, a Sefaz embarca nessa oportunidade de compartilhar com os mais de 20 mil visitantes esperados projetos públicos que colocam a tecnologia e a inteligência artificial a serviço da sociedade.

A participação fazendária começa nesta quarta-feira (25), às 11h, quando o Tesouro do Estado leva ao RS Innovation Stage, a casa do governo gaúcho no SSB, o painel  “Uso da Nota Fiscal Eletrônica para precificação das compras públicas usando modelo LLM”. Na ocasião, o subsecretário Cristiano Martyniak de Lima e os auditores Júlio Augusto da Cruz Neves, da Divisão de Tecnologia e Inovação, e Elinton Alves Correia, chefe da Divisão de Estudos Econômicos e Fiscais e Qualidade do Gasto, falarão sobre o histórico do projeto, sua importância para as finanças públicas e as expectativas futuras. A mediação ficará por conta de Sandra Marlene Heck, cofundadora e vice-presidente do Instituto Colaborativo em Blockchain (iCoLab), organização que neste mês firmou acordo de cooperação com a Fazenda.

“Por meio do Programa de Inovação do Tesouro, temos buscado soluções inovadoras para os processos-chave da subsecretaria, e o South Summit é uma importante vitrine para mostrarmos ao público como temos usado a tecnologia para revisar rotinas e escalar resultados”, avalia Júlio Neves, gerente do projeto. 

Na sexta-feira (27), às 14h30, é a Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage) que sobre ao palco para mostrar o valor social de sua transformação digital. No painel “AIRA: Arquitetura Inteligente de Redes de Agentes para o Controle da Despesa Pública. Como a IA multiagente amplia a eficiência e a segurança na gestão pública”, os auditores Robson Jonathan Bittencourt, da Seccional de Obra da Cage, e Jimmy Paiva Gomes, da Seção de Inteligência do Controle, detalharão as etapas de desenvolvimento de mais um projeto voltado a assegurar o correto emprego dos recursos públicos.

“Trazer o AIRA ao South Summit é mostrar como a IA pode transformar a burocracia em eficiência. Ao automatizar a análise de processos extensos, libertamos nossos especialistas para o trabalho intelectual que gera ainda mais valor à sociedade. Inovação no governo é, acima de tudo, valorizar o capital humano através da tecnologia”, afirma o auditor Robson Bittencourt.

Em sua quinta edição, o  South Summit Brazil contará com áreas ampliadas e mais espaços cobertos, ocupando quatro armazéns do Cais Mauá (30 mil m²) e dispondo de sete palcos com painéis e apresentações. O tema central será  Human by Design, conceito que coloca o ser humano no centro do desenvolvimento de tecnologias e produtos, destacando soluções orientadas às necessidades e ao potencial das pessoas. 

Sobre o South Summit

Criado em 2012 na Espanha, o South Summit chegou ao Brasil em 2022. O objetivo da atração é reunir em um só lugar os atores da quádrupla hélice - formada por agentes do governo, da academia, da iniciativa privada e da sociedade civil -, fomentando o debate e a divulgação de soluções em inovação, ciência e tecnologia. 

Com esse propósito, o SSB se consolidou como um polo que mobiliza os ecossistemas de inovação, impulsiona conexões globais e gera oportunidades concretas de investimento, desenvolvimento tecnológico e crescimento econômico para o Rio Grande do Sul.

Em 2025, a edição brasileira reuniu 23 mil participantes de 62 países, incluindo 900 investidores e 140 fundos, com mais de US$ 215 bilhões sob gestão. O encontro também recebeu mais de 3 mil startups e 800 palestrantes.  

Por meio dessa iniciativa, o Estado promove e dá visibilidade aos empreendimentos locais, possibilitando o intercâmbio de conhecimento com grandes cases internacionais, além de estreitar o contato entre empreendedores e investidores.

Secretaria da Fazenda