Sefaz lança e-book sobre a economia gaúcha e o desenvolvimento do RS
Disponível gratuitamente ao público, obra é assinada por servidores da Sefaz
Publicação:
A Secretaria da Fazenda (Sefaz) lançou, nesta sexta-feira (3), o e-book “Perspectivas para o Desenvolvimento do Rio Grande do Sul: da Competitividade às Finanças”. O evento que marcou a disponibilização da obra ao público foi realizado no Farol Santander, integrando a programação da Semana Fazendária. Estiveram presentes representantes da secretaria, de outros órgãos públicos e de entidades de classe.
Com artigos de servidores da Sefaz, a obra reúne seis abordagens sobre o desempenho recente da economia gaúcha, explorando em profundidade fundamentos econômicos e suas implicações para o futuro do Rio Grande do Sul. Ao longo dos capítulos, os autores falam sobre competitividade, sobre desenvolvimento econômico e sobre as finanças do Estado, trazendo instrumentos para impulsionar a produtividade e para fortalecer a sustentabilidade fiscal.
A coordenação do livro ficou a cargo do auditor-fiscal Jorge Luís Tonetto. Para ele, o trabalho é uma forma de colaborar com o caminho adotado pelo Rio Grande do Sul na busca por crescimento econômico:
“Cada servidor tem a sua visão, e, trocando ideias e colaborando uns com os outros, conseguimos trazer diferentes recortes da economia. A obra não tem viés otimista nem pessimista; é uma obra realista, que olha para a produtividade, para a competitividade, e busca ajudar a refletir sobre os rumos que devemos seguir”, defendeu.
Para a secretária da Fazenda, Pricilla Santana, autora do prefácio, uma discussão crucial é a que questiona qual o papel do Estado no desenvolvimento da sua economia. Citando os desafios vividos pelo Rio Grande do Sul, a gestora comemorou as conclusões trazidas pelos estudos, que podem ajudar a conduzir as decisões tomadas pelo estado gaúcho e pelo Brasil:
“O Estado é um guia para a economia. Aponta, traz segurança, traz estabilidade, reforça o ambiente de negócios. Um Estado fraco tem uma economia fraca. Assim, o trabalho desses servidores engajados e comprometidos ajuda a olhar para diferentes aspetos do desenvolvimento econômico e também para o grande desafio que enfrentamos: crescer com equidade, distribuição e justiça”, disse, durante o lançamento da obra.
“Esse livro é uma obra em aberto. Ele propõe um debate e aponta caminhos para que o Rio Grande do Sul, ao focar em seu desenvolvimento, funcione como um farol para o Brasil”, acrescentou.
O e-book está disponível gratuitamente neste link. A versão impressa da obra será lançada durante a 71ª Feira do Livro de Porto Alegre, que começa em 31 de outubro.
Estiveram presentes na cerimônia de lançamento o secretário adjunto da Fazenda, Itanielson Dantas Silveira Cruz, e outros integrantes da equipe diretiva: os subsecretários da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), Carlos Geminiano, e do Tesouro do Estado, Juliana Debaquer; o subsecretário adjunto da Receita Estadual Edison Moro Franchi; o diretora de Administração da Sefaz, Adriana Oliveira; o diretor da Junta de Coordenação Financeira, Flávio Pompermayer; e corregedora da Sefaz, Sônia Tizoni.
Também participaram do evento o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz; a procuradora e coordenadora setorial da Junta de Coordenação Orçamentária e Financeira da Procuradoria-Geral do Estado, Georgine Vicentini; a secretária da Fazenda de Porto Alegre, Ana Maria Pellini; e a diretora de Estratégia e Inteligência da Invest RS, Caroline Bücker.
Confira os capítulos
Capítulo 1 – Considerações sobre a competitividade do parque industrial do Rio Grande do Sul: 2013-2023
Autores: Michel Millem Camara e André Luis Contri
Capítulo 2 – As pequenas empresas e o desenvolvimento econômico regional
Autor: Jorge Luís Tonetto
Capítulo 3 – Crescimento econômico e renda no Rio Grande do Sul: uma análise das últimas duas décadas
Autores: Fábio Michel de Oliveira, Raphael Borges e Sérgio Wulff Gobetti
Capítulo 4 – Fatores do desenvolvimento regional
Autores: Ricardo Kalil Moraes e Fábio Michel de Oliveira
Capítulo 5 – Novos instrumentos para impulsionar a economia gaúcha
Autor: Guilherme Correa Petry
Capítulo 6 - Finanças do RS: a sustentabilidade e o crescimento
Autores: Giovanni Padilha da Silva, Guilherme Correa Petry, Itanielson Dantas Silveira Cruz, Jorge Luís Tonetto e Tayguara Marques Moreira
Sobre a Semana Fazendária
Até 10 de outubro, Porto Alegre sedia a Semana Fazendária Rio Grande do Sul 2025, recebendo cerca de 1,3 mil pessoas de todo o país para encontros de grupos técnicos. A programação pode ser conferida em semanafazendariars.com.br.
A agenda desta semana inicia com a reunião da Comissão de Gestão Fazendária, que começa nesta segunda-feira (6) e segue até quarta (8). Programados para os próximos dias estão os encontros do Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ) e do GT-66 – Grupo Nacional de Educação Fiscal.
Essa é a primeira vez que a capital gaúcha é o palco da Semana Fazendária. Coordenado pela Secretaria da Fazenda do RS e pelo Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), o evento tem apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, do Banrisul, do Itaú, do Serpro, da Vero, da Procergs e de outros parceiros. As fotos dos encontros estão disponíveis neste link.
Portal e-CAC
Portal Pessoa Física