Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Institucional > Planejamento Estratégico > Processo de elaboração
RSS
Planejamento Estratégico

Processo de elaboração

O método de elaboração e monitoramento da estratégica, implantado em 1997,  vem sendo aprimorado a cada exercício e, na gestão 2015-2018, passou por uma reformulação. O redesenho do processo resultou em cinco subprocessos: formulação, tradução, desdobramento, monitoramento e comunicação da estratégia institucional.  Os três primeiros subprocessos são revisitados a cada quatro anos, na mudança de gestão, ao passo que os dois últimos são executados permanentemente.

A  revisão trouxe um ganho significativo na elaboração do planejamento. Houve a inserção de análise de matriz de cenários e a definição de posicionamento estratégico e valores,  além de melhorias na construção do mapa estratégico e no acompanhamento de indicadores de resultados, baseados no Balance Scorecard (BSC).

 

processo de elaboração

 

O Planejamento Estratégico da Secretaria da Fazenda é orientado pelas diretrizes da gestão. O Mapa Estratégico da gestão 2019/2022 do governo do Estado estrutura-se pela premissa de uma "Evolução sem ruptura, que supere o discurso da crise e recupere a esperança e a autoestima, que leve o RS para um novo patamar de competitividade, tirando o estado da era analógica rumo à era digital para retomar o crescimento econômico e promover o desenvolvimento social". É composto por quatro eixos:

  1. Estado Sustentável;
  2. Governança e Gestão;
  3. Desenvolvimento Empreendedor;
  4. Sociedade com Qualidade de Vida.

Relacionados aos eixos estão três entregas de valor (Serviços públicos modernos e ágeis; Estado competitivo e sustentável; e Uma sociedade próspera) e 19 objetivos estratégicos.

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda