Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Institucional > Planejamento Estratégico > Processo de acompanhamento
RSS
Planejamento Estratégico

Processo de acompanhamento

O método de acompanhamento do Planejamento Estratégico também foi aprimorado na última gestão, passando a estar mais direcionado à tomada de decisão. A análise dos objetivos de base e finalísticos do mapa estratégico é feita, alternadamente, em um encontro mensal denominado Reunião de Monitoramento da Estratégia (RME), onde são repassados os resultados dos indicadores e deliberadas medidas corretivas.

No mês de junho de 2020, a Sefaz revisou sua estratégia institucional. Esta prática é adotada, quando necessário, para alinhar a estratégia e corrigir possíveis desvios, durante o ciclo vigente de seu Planejamento Estratégico. Neste ano esta revisão possibilitou que a Sefaz adaptasse seu planejamento ao novo contexto econômico e social trazido pela Covid-19. Nesta ocasião foi possível ajustar a Matriz de Cenários vigente, revisar seus indicadores estratégicos e especialmente seu portfólio de projetos a avaliar.

A Matriz de Cenários é ferramenta utilizada para visualizar e refletir sobre os cenários político, social, legal, tecnológico e ambiental. É formatada através da identificação de evidências em cada um dos cenários (eixos) e a atribuição de pontuação para estas evidências identificadas. Assim a matriz  possibilita que os gestores consigam avaliar que fatores merecem atenção a ponto de tomar medidas (desenvolver projetos ou ações) para aprimorar o próprio planejamento.

Toda a revisão dos indicadores estratégicos e portfólio de projetos estratégicos da Sefaz foi feita com este olhar atualizado sobre cenário externo.

O acompanhamento em nível tático e operacional também ocorre mensalmente, por meio  do Sistema de Planejamento (Sisplan), e envolve um número cada vez maior de servidores responsáveis por etapas, ações, metas e seus respectivos indicadores. 

A revisão do Planejamento Estratégico e da Matriz de Cenários contou também com a  live “Cenário Macroeconômico – Impactos da Covid-19”, conduzida por Márcio Gomes Pinto Garcia, professor titular da PUC-Rio nas áreas de Finanças Internacionais e Macroeconomia e PhD pela Stanford University. Além disso, diversas reuniões foram realizadas com a participação de representantes de todas as Subsecretarias e Departamentos da Sefaz, para agregar olhares distintos sobre os cenários internos da Secretaria e das áreas com atribuições muito distintas na Instituição.

Anexos
Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda