Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Receita Estadual deve receber 466 mil guias para cálculo de repasse de ICMS a municípios

A Receita Estadual prevê o recebimento de 466.776 guias informativas sobre movimentação econômica em 2007. Por meio dessas guias, os contribuintes informam anualmente a movimentação do ano anterior e esses dados são usados para efetuar o cálculo do índice de retorno do ICMS arrecadado aos municípios gaúchos. Do total de guias previsto, 370.578 são do modelo B (GMB), que contemplam a movimentação das empresas, e 96.198 do modelo A (GMA), que são relativas às atividades dos produtores rurais.

Até 15 de março, as empresas devem efetuar a transmissão pela Internet da GMB para a Receita Estadual, e os produtores rurais devem apresentar os talões do produtor na sua prefeitura para a elaboração da GMA. As prefeituras têm prazo até 25 de março para transmitir as informações da GMA à Receita Estadual.

O diretor da Receita Estadual, Júlio César Grazziotin, lembra que o cumprimento da data de entrega é essencial para que sejam atendidos os prazos legais para apuração do índice de participação dos municípios. Segundo ele, é importante ressaltar que 25% do ICMS pertence aos municípios e é repassado automaticamente com base no índice apurado.

Grazziotin também enfatiza que os dados econômicos constantes nas guias informativas são consolidados para o conhecimento detalhado das atividades setoriais e para cruzamentos de informações pelo fisco estadual.

O repasse de ICMS é significativo para as receitas dos municípios gaúchos, atingindo, em alguns casos, em torno de 50% do total dos recursos recebidos pelas prefeituras.

A não-entrega das guias no prazo fará com que o município onde a empresa está localizada ou o produtor rural esteja estabelecido seja prejudicado, recebendo menos recursos financeiros provenientes do ICMS recolhido. Em razão disso, o contribuinte omisso fica sujeito à multa de, no mínimo, R$ 499,50.

Abaixo, segue o calendário com os prazos.

Calendário de prazos

Transmissão on line da GMB pelo contribuinte...............................Até 15 de março

Entrega de talões de produtor na prefeitura.....................................      Até 15 de março

Para a prefeitura transmitir:

- Arquivos com nota fiscal do produtor (NFP).....................Até 25 de março

- GMA sem movimento........................................................         Até 25 de março

Relação de omissos após 25/03/2007