Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > IPVA 2007 pode ser pago com desconto de 5% até quarta-feira

IPVA 2007 pode ser pago com desconto de 5% até quarta-feira

Os proprietários de veículos têm até quarta-feira (28), para aproveitar o desconto de 5% na antecipação espontânea do pagamento à vista do IPVA 2007. Além disso, podem ser beneficiados pelas vantagens da Lei nº 11.400/99, que contempla os condutores (“bom motorista”) que não cometeram infrações de trânsito nos últimos dois anos.

O proprietário que optou pelo pagamento parcelado em três vezes deve quitar a segunda parcela até o final deste mês. Neste caso, ele também ganha um desconto de 5% na segunda parcela. Quem deixar para pagar à vista o imposto em março recebe desconto de apenas 3%.

A Secretaria da Fazenda recebeu até o último dia 25 cerca de R$ 353,5 milhões com o pagamento do IPVA 2007. Os valores recolhidos correspondem ao pagamento de aproximadamente um milhão de veículos, quantidade que representa cerca de 42% da frota pagante do imposto no Estado.

O diretor da Receita Estadual, Júlio César Grazziotin, destaca que a Secretaria da Fazenda espera arrecadar R$ 825 milhões com o IPVA 2007. Ele estima que a inadimplência deva ficar abaixo de 2%, considerando a média dos últimos seis anos, que é a menor do país.
Grazziotin enfatiza que o IPVA é importante não só para o Estado mas também para os municípios, já que cada ente fica com 50% dos recursos arrecadados com o imposto.

Além disso, com o objetivo de ampliar a parceria com as prefeituras, a Receita Estadual tem no site da Secretaria da Fazenda (www.sefaz.rs.gov.br) informações disponíveis sobre a frota pagante de IPVA e das dívidas individualizadas por veículo/município.

O diretor da Receita Estadual explica que isso possibilita um melhor controle dos veículos emplacados em cada um dos municípios gaúchos, inclusive para fins de apoio às operações da fiscalização municipal de trânsito.

O pagamento pode ser efetuado em qualquer agência, ponto de atendimento ou na internet, nos sites do Banrisul ou Bradesco. Já os clientes do Banco do Brasil podem quitar o IPVA nos terminais de auto-atendimento ou no site da instituição pelo procedimento de débito em conta.