Gestores públicos debatem administração do Estado
Cerca de 300 gestores públicos das administrações direta e indireta participaram nesta quarta-feira (28) de um encontro promovido pela Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), no Auditório do Tribunal de Contas, para debater a gestão de recursos públicos sob o enfoque do controle interno do Estado.
Na abertura da reunião, o secretário da Fazenda, Aod Cunha de Moraes Junior, fez uma exposição sobre a crise das finanças estaduais e suas implicações sobre todos os órgãos públicos. De acordo com o secretário, a questão do déficit não deve ser enfrentada apenas pelos gestores, mas por toda a sociedade, já que tem reflexos amplos, afetando, inclusive, a capacidade competitiva do Estado.
- Os gestores aqui reunidos neste importante encontro promovido pela Cage são atores importantes na missão de recuperar a capacidade do Estado de investir e de garantir serviços de qualidade - afirmou Aod Cunha.
Ao recepcionar os servidores, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Sandro Dorival Marques Pires, também falou sobre a importância dos gestores como disseminadores de uma cultura voltada para o interesse público. O contador e auditor-geral do Estado, Roberval da Silveira Marques, falou sobre a estrutura da Cage (órgão ligado à Secretaria da Fazenda), mostrando sua área de competência e as ferramentas de que dispõem para auxiliar no trabalho dos novos gestores públicos estaduais.
- Somos também um órgão orientador, que dispõe de meios e informações para que os gestores não incorram em erros durante sua execução do seu trabalho. Estamos disponíveis para repassar essas orientações e auxiliar os gestores - afirmou Marques.
Durante o encontro também foram apresentados três painéis abordando os temas: O Papel da Cage como Instrumento de Proteção aos Gestores e à Boa Gestão; Os Produtos e Serviços da Cage Disponíveis ao Gestor; e Os Principais Problemas de Gestão e os Cuidados Necessários ao Ordenador de Despesa.