Aod Cunha tem reunião no Bird esta manhã em Brasília
O secretário estadual da Fazenda, Aod Cunha de Moraes Junior, participa nesta terça-feira (8) de uma reunião na sede do Banco Mundial em Brasília para tratar do Programa de Reestruturação da Dívida Pública. Depois de uma série de reuniões realizadas nos primeiros meses de governo para apresentar as medidas implementadas para a redução do déficit, este é o primeiro encontro com representantes do Banco Mundial depois do aval concedido pelo governo federal para as negociações.
Isso significa que, a partir de agora, o governo do Estado pode analisar com mais profundidade as melhores alternativas para aliviar a pressão da dívida extralimite gaúcha, com o objetivo de elaborar a carta-consulta do programa.
O secretário Aod Cunha lembra que, ao final da preparação da carta-consulta, dentro de aproximadamente um ano, ainda será necessário o aval do governo federal para que os recursos sejam disponibilizados. Até lá, o Estado deverá manter o esforço de ajuste, com um conjunto de medidas para aumentar as receitas, reduzir as despesas e modernizar a gestão pública.
O governo buscará junto ao Bird um financiamento que pode chegar a US$ 500 milhões. Esses recursos seriam usados para liquidar contratos cujos juros sejam maiores do que os do Bird ou para reduzir o pagamento mensal da dívida. A expectativa do governo é receber a metade no início da operação e o restante em parcelas condicionadas à metas de ajuste fiscal, de modernização da gestão pública e desenvolvimento econômico.
Após a reunião com o Bird, hoje à tarde, o secretário Aod Cunha apresentará as linhas do Programa de Reestruturação da Dívida Pública à bancada federal gaúcha, ás 14h.