Secretaria da Fazenda realiza blitze para verificar pagamento de IPVA
As blitze realizadas pela Secretaria da Fazenda entre a segunda quinzena de abril e o final de junho para fiscalizar o pagamento de IPVA vistoriaram 22.747 veículos, dos quais 1.006 estavam inadimplentes com o imposto. Entre IPVA atrasado, multas e juros, a Receita Estadual recolheu R$ 329.187,67. Do total de veículos fiscalizados em 23 municípios, 2.211 não estavam licenciados e 25 eram furtados.
Em cada operação, as equipes da Receita Estadual têm à disposição um computador portátil, com um programa contendo todo o cadastro de veículos registrados no Estado, bem como a situação tributária de cada um, facilitando o trabalho de abordagem, análise documental e liberação dos veículos. Assim, os proprietários que estiverem com o IPVA atrasado e/ou sem licença para trafegar poderão ter o veículo retido.
O diretor da Receita Estadual, Júlio César Grazziotin, explica que essas operações têm um caráter educativo e visam reduzir ainda mais a inadimplência do IPVA gaúcho, que é baixa, ficado em torno dos 2% nos últimos seis anos.
Prazos
Na próxima semana, encerra-se o pagamento do IPVA 2007. Dia 16, termina o prazo para os veículos com placas com final 10, 20, 30, 40 e 50. Dia 18, é a vez dos finais 60, 70, 80, 90 e 00.
O pagamento do IPVA pode ser efetuado em qualquer agência, ponto de atendimento ou na internet nos sites do Banrisul ou Bradesco. Os clientes do Banco do Brasil podem quitar o IPVA nos terminais de auto-atendimento ou no site da instituição pelo procedimento de débito em conta.