Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Secretário da Fazenda apresenta resultados do ajuste fiscal em reunião do Sinplast
RSS
Notícias
Publicação:

Secretário da Fazenda apresenta resultados do ajuste fiscal em reunião do Sinplast


O secretário da Fazenda, Ricardo Englert, participou nesta terça-feira de palestra-almoço do Sinplast, onde tratou da “Viabilidade e Importância do Déficit Zero”. Esse foi o primeiro encontro do
Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul na gestão do presidente Alfredo Schmitt. Acompanhado do secretário adjunto da Fazenda, Leonardo Gaffrée Dias, e do diretor adjunto da Receita Estadual Paulo Castro, o secretário destacou os avanços obtidos em dois anos de ajuste fiscal e citou medidas de apoio ao setor produtivo, como o benefício às micro e pequenas empresas, o pagamento em dia dos fornecedores e os investimentos de R$ 2,3 bilhões a serem realizados pelo setor público gaúcho ao longo de 2009.

No encontro que reuniu dezenas de empresários ligados ao Sinplast, Englert destacou a importância do equilíbrio das contas públicas para que o setor público possa ter maior atuação na geração de emprego e renda no Estado e apoiar o setor produtivo. Disse que os investimentos previstos para esse ano devem gerar cerca de 85 mil novos postos de trabalho no Estado a partir de 2009 e que a administração mantém a determinação do ajuste fiscal.

Sobre os efeitos da crise internacional nas contas públicas, disse que “a preservação do ajuste fiscal e a realização dos investimentos são a principal contribuição do Estado nesse momento de dificuldades”. Salientou que o governo tem mantido uma política de diálogo com os setores produtivos, avaliando seus pleitos e buscando ações que possam apoiar setores sem prejudicar a receita do Estado.

- O déficit zero traz a responsabilidade de resgatarmos compromissos que o Estado tem com a sociedade, como é o caso do pagamento dos precatórios ou de reajustes dos servidores. Ainda há muito a ser feito para reverter o déficit histórico e estamos trabalhando com o setor privado para que o Rio Grande do Sul saia dessa crise ainda mais fortalecido.


O presidente do Sinplast destacou a atuação das empresas do setor e o crescimento da transformação dentro do Rio Grande do Sul. Também solicitou audiência para que sejam avaliadas demandas pontuais do setor. Englert destacou um mapeamento entregue à Receita Estadual que detalha as 1.222 indústrias gaúchas do plástico e que está servindo de base para análises sobre o setor.
Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda