Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Banrisul lucra R$ 210,8 milhões no primeiro semestre de 2009

Banrisul lucra R$ 210,8 milhões no primeiro semestre de 2009

Secretário da Fazenda, Ricardo Englert

O Banrisul alcançou lucro líquido de R$ 210,8 milhões no primeiro semestre de 2009 e o patrimônio líquido do Banco atingiu R$ 3,2 bilhões, evolução de 10,0% em relação ao montante registrado em junho de 2008. O anúncio foi feito hoje (11), em Porto Alegre, pelo presidente do Conselho de Administração do Banrisul e secretário da Fazenda do Estado, Ricardo Englert, e pelo presidente do Banco, Fernando Lemos, durante entrevista coletiva para apresentar os resultados do balanço financeiro do primeiro semestre de 2009 da instituição.

Na oportunidade, Ricardo Englert enfatizou a forma positiva como o Banrisul reagiu durante o cenário de crise financeira internacional. “O fato do Banco ter realizado, no primeiro semestre do ano, novas operações de crédito no valor de R$ 10 bilhões sobre um saldo total da carteira de R$ 12 bilhões, mostra que a instituição está comprometida com a sociedade gaúcha, fomentando e irrigando a economia do Estado.” Ele salientou, ainda, que o Banrisul foi o vencedor do processo licitatório para o pagamento dos novos benefícios do INSS no Rio Grande do Sul, a serem concedidos nos próximos cinco anos, com a permanência dos pagamentos por um período de 20 anos.

Dessa forma, o Banrisul passará a atender a todos os aposentados e pensionistas do INSS no Estado, agregando cerca de 31 mil novos beneficiários do INSS a cada mês. Atualmente, o Banco possui uma carteira de 480 mil beneficiários que, mensalmente, utilizam a rede de atendimento para receber os seus benefícios. A projeção para o período de cinco anos é o acréscimo de 1,8 milhão de novos benefícios, com a estimativa de que cerca de 750 mil venham a tornar-se novos clientes do Banco.

O presidente do Banrisul, Fernando Lemos, destacou a atuação e a solidez do sistema financeiro brasileiro, apesar de um semestre de extrema dificuldade no setor econômico mundial. “A qualidade dos ativos e o modelo de regulação do sistema bancário no Brasil, com atuação bastante expressiva, qualificada e competente do Banco Central, foram variáveis fundamentais nesse período de restabelecimento da atividade produtiva”, frisou Lemos, ressaltando que o Banrisul é a empresa que mais investe em todos os setores sociais do RS. Fernando Lemos assinalou também que um processo de recuperação já pode ser vislumbrado para o segundo semestre. “Esperamos um cenário mais tranquilo e o ano de 2010 já com uma retomada mais forte”.

PRINCIPAIS NÚMEROS

Os ativos totais do Banrisul apresentaram, ao final de junho de 2009, saldo de R$ 27,7 bilhões, com crescimento de 19,5% sobre junho de 2008. Já a rentabilidade anualizada sobre o Patrimônio Líquido Médio alcançou 13,9% no período.

O volume de operações de crédito do Banrisul totalizou R$ 12,1 bilhões em junho de 2009, saldo que ultrapassa em 21,3% a posição registrada em junho de 2008. O crescimento decorreu, basicamente, da expansão da carteira comercial, com saldo de R$ 8,9 bilhões, evolução de 20,0% na comparação com junho de 2008, além da carteira de crédito imobiliário que registrou aumento de 16,5% em relação ao primeiro semestre de 2008, saldo de R$ 1,0 bilhão, e da carteira de crédito rural que apresentou saldo de R$ 913,4 milhões, incremento de 36,9% sobre junho de 2008.

O crédito comercial para as pessoas físicas alcançou R$ 4,6 bilhões em junho de 2009, aumento de 30,9% sobre o mesmo mês de 2008. Já o crédito comercial às empresas atingiu o saldo de R$ 4,3 bilhões, com expansão de 10,3% em relação a junho do ano passado.

Os recursos captados e administrados somaram R$ 20,2 bilhões no final de junho de 2009, volume 10,4% acima do registrado no mesmo mês do ano anterior. O incremento de R$ 1,9 bilhão, nos últimos doze meses, provém, especialmente, da expansão dos depósitos a prazo e dos depósitos de poupança, que compõem, respectivamente, 67,0% e 25,5% do aumento verificado no período.

O Índice de Basileia, que representa a relação entre o patrimônio de referência e os ativos ponderados pelo risco, demonstrando a solvabilidade da empresa, atingiu o índice de 18,4% no Banrisul em junho de 2009, 7,4 pontos percentuais acima do exigido pelo Banco Central do Brasil, o que reflete a capacidade de expansão das operações.

No primeiro semestre de 2009, o Banricompras registrou uma movimentação financeira de R$ 1,7 bilhão provenientes de 28,6 milhões de transações. Com 78,8 mil pontos cadastrados, o maior cartão de marca própria do País atende um universo de três milhões de clientes do Banrisul.