Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Secretário da Fazenda acompanha entrega de mais 76 vagas para o sistema prisional

Os secretários,(dir/esq), de Obras Públicas, José Carlos Breda, da Fazenda, Ricardo Englert e da Segurança Pública, Gen. Edson Goularte, acompanhados do superintendente dos Serviços Penitenciários, Mario Santa Maria Junior(2ºesq/dir), durante vistoria as novas instalações da Penitenciária Modulada de Montenegro(Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini)

O secretário da Fazenda, Ricardo Englert, esteve nesta terça-feira em Montenegro, onde foi entregue mais uma obra do sistema prisional gaúcho. Desta vez, a cidade de Montenegro foi contemplada com novo módulo na Penitenciária do município, unidade localizada no Distrito de Pesqueiro. O espaço, de 610m², irá receber 76 detentas do regime fechado, que, de forma gradativa, serão encaminhadas nos próximos dias à nova ala pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

Orçada em R$ 307.923,90 - recursos oriundos do Tesouro do Estado -, a obra teve início em 18 de junho deste ano e integra as ações do projeto de Ampliação de Vagas Prisionais, do Programa Estruturante Cidadão Seguro (www.estruturantes.rs.gov.br). Na última sexta-feira, outras 80 novas vagas haviam sido entregues pelo Estado no Instituto Penal de Viamão, estabelecimento de regimes aberto e semiaberto. No somatório, são 156 novas vagas entregues em menos de uma semana.

Representando a governadora Yeda Crusius, estiveram presentes ao ato os secretários Edson Goularte e José Carlos Breda, respectivamente da Segurança e Obras, acompanhados do superintendente dos Serviços Penitenciários, Mario Santa Maria Júnior, do subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Jones Calixtrato Barreto dos Santos, e do delegado regional do Vale do Caí, Ciríaco Caetano Filho.

A solenidade também teve a presença do prefeito de Montenegro, Percival Souza de Oliveira, e de representantes da Secretaria Estadual da Saúde, do Programa de Prevenção à Violência (PPV), Ministério Público, Poder Legislativo de Montenegro e segmento da Segurança Pública do município e da região.

Conforme o secretário Edson Goularte, o novo módulo da Penitenciária de Montenegro é mais um exemplo da coragem do governo para fazer. Ele ressaltou que a prioridade dada à Segurança se reflete em sua pasta, contemplada com o segundo maior volume de recursos para investimentos, iniciativa que faz com que as polícias estejam permanentemente buscando qualificar suas ações.

Para Ricardo Englert, a entrega de obras como a da Penitenciária de Montenegro "é a forma de o Estado devolver à sociedade o tributo". Segundo Englert, o equilíbrio das contas públicas é uma meta diária da governadora para que o Estado possa entregar novos investimentos. Lembrou que os fornecedores do Estado, entre eles os da Susepe, não enfrentam dificuldades antigas, pois recebem os pagamentos em dia.