Estado busca crédito do BNDES para compensar perdas de repasses do governo federal
Estado busca crédito do BNDES para compensar
perdas de repasses do governo federal

Para recuperar parte das perdas que o Rio Grande do Sul teve com a queda nas transferências de recursos federais, a governadora Yeda Crusius encaminhou, na quinta-feira passada (3), pedido de aval para que a União libere recursos através do Programa Emergencial de Financiamento (PEF). No total, o Poder Executivo busca R$ 94 milhões em créditos do BNDES para amenizar a redução de R$ 346 milhões de repasses do governo federal este ano.
Esta é mais uma alternativa do governo gaúcho para minimizar os efeitos da crise financeira internacional, que desacelerou a economia. De janeiro a setembro deste ano, houve redução de recursos de origem tributária do governo federal e da Lei Kandir. Para a operação do PEF, o Estado precisava de autorização da Assembleia Legislativa, aprovada no dia 16 de novembro em forma de lei. A partir disso, o processo de suplementação orçamentária foi encaminhado e teve parecer favorável da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).
PEF
Os recursos fazem parte de uma linha de crédito destinada a auxiliar os estados que mais sofreram os efeitos da crise e serão utilizados em investimentos. A linha foi criada para compensar perdas durante o ano, referentes à diminuição de repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e à queda na arrecadação acarretada pela crise mundial.