Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Confaz aprova isenções de benefícios fiscais até 31 de janeiro

Confaz aprova isenções de benefícios fiscais até 31 de janeiro

Confaz aprova isenções

de benefícios fiscais até 31 de janeiro

Um conjunto de divergências que persistem desde 2007 entre alguns Estados relativas à convalidação de incentivos fiscais já concedidos e ao fim da guerra fiscal impediu que parcela da pauta do Confaz em Gramado fosse aprovada por unanimidade. Na rodada de votações desta sexta-feira (11), alguns itens previstos ficaram sem apreciação para evitar que fossem rejeitados, já que o Confaz prevê deliberações unânimes entre os 26 Estados e o Distrito Federal.

Apesar do adiamento dessas decisões para a próxima reunião em janeiro, na capital federal, houve aprovação de 25 convênios, sendo que dois ajustam normas comuns, como relativos à Nota Fiscal Eletrônica e o Sistema Nacional Integrado de Informações Econômico-Fiscais. Nesse conjunto, também foram aprovadas adesões de Estados a convênios em execução.

A preocupação sobre o apoio a setores no período pós-crise foi destacada por vários secretários e pelo presidente do Confaz e Secretário-Executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado. Para evitar uma instabilidade jurídica em relação a convênios que expiram no final de dezembro, foi aprovada a prorrogação de todos os convênios que concedem benefícios fiscais nos Estados até 31 de janeiro de 2010.

Também foi colocado em votação e aprovado o convênio que concede redução de base de cálculo nas operações internas e interestaduais com mercadorias destinadas a órgãos da administração direta federal, estadual e municipal, para aplicação nas Unidades Modulares de Saúde.

No caso do Rio Grande do Sul, o secretário da Fazenda, Ricardo Englert, disse que o governo vai buscar nova prorrogação dos convênios para impedir que setores estratégicos ou que necessitem de incentivos para o seu desenvolvimento sejam afetados. O Estado buscará uma articulação com outros Estados para que essas questões possam ser resolvidas com celeridade até a próxima reunião do Confaz.