Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Estado libera R$ 3 milhões da Consulta Popular a municípios em situação de emergência

Estado libera R$ 3 milhões da Consulta Popular

a municípios em situação de emergência

O governo do Estado libera nesta sexta-feira (15) parte da antecipação referente aos pagamentos de passivos da Consulta Popular a municípios que têm demandas em condições de pagamento. O Tesouro Estadual está pagando R$ 3.063.010,42 para 37 municípios – dos quais 34 decretaram emergência e/ou foram atingidos pelas enxurradas ocorridas no início de janeiro. Conforme o secretário de Relações Institucionais, José Alberto Wenzel, serão antecipados R$ 6 milhões nos três primeiros meses do ano. Incluindo o cronograma normal de pagamentos de passivos do processo de Participação Popular (R$ 1 milhão/mês), o total será de R$ 9 milhões entre janeiro e março.  A Secretaria da Fazenda tem participado de uma série de reuniões entre a Secretaria de Relações Institucionais e os prefeitos.

Os valores distribuídos são destinados a saneamento comunitário, custeio de leitos em UTI Pediátrica, reforma e adaptação de Unidades de Saúde, financiamento a agroindústrias, custeio de PSF, equipamentos para unidades básicas de saúde, custeio, reforma e/ou ampliação de unidades básicas de saúde, cozinhas comunitárias, implantação de hortas comunitárias, melhoria nas vias de acessos rurais, patrulha agrícola, ampliação de exames de mamografia, aquisição de máquinas, centros de convivência do idoso, custeio de hospital referência regional em urgência e emergência, distribuição de água pelo sistema de irrigação, reformas em unidades de saúde, eletrificação rural, e frentes emergenciais de trabalho.

Os municípios beneficiados foram Agudo, Alegrete, Candelária, Canudos do Vale, Cerro Branco, Cotiporã, Gramado Xavier, Herveiras, Ibirapuitã, Imigrante, Marques de Souza, Nova Alvorada, Nova Palma, Palmares do Sul, Passa Sete, Pouso Novo, Quarai, Relvado, Restinga Seca, Santa Clara do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santiago, São Jerônimo, São José do Herval, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sebastião do Caí, Sertão Santana, Sinimbu, Soledade, Tavares, Toropi, Travesseiro, Três Coroas, Triunfo e Tunas.

Segundo Wenzel, a medida priorizando os municípios atingidos demonstra a preocupação do governo e dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) com o momento de dificuldade que o Estado está passando. "Sabemos que, nesta hora, toda ajuda é bem-vinda. Por isso, tomamos essa iniciativa, no sentido de solidariedade a esses municípios", destacou Wenzel.