Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Estado moderniza gestão das contas com sistema único
RSS
Notícias
Publicação:

Estado moderniza gestão das contas com sistema único

Estado moderniza gestão das contas com sistema único

FPE possibilita maior transparência às informações contábeis do RS

 

 

            Os servidores do Estado começaram 2010 com acesso direto aos registros contábeis de seus órgãos. A partir de agora, a meta é criar informações estratégicas a partir dos dados armazenados. Isso será possível pelo fato de o Poder Executivo, abrangendo as Secretarias de Estado, Fundações e Autarquias, o Poder Judiciário, o Poder Legislativo, o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado utilizarem um mesmo sistema integrado – o Finanças Públicas do Estado (FPE).              

            O Rio Grande do Sul é pioneiro no Brasil no uso dessa tecnologia para a gestão de recursos públicos. De acordo com o contador e auditor-geral do Estado, Roberval da Silveira Marques, “o novo sistema representa um salto na qualificação e consolidação das informações contábeis e orçamentárias do Estado. O antigo sistema, Administração Financeira do Estado (AFE), começou em 1983 e foi substituído em agosto de 2009 com a finalização da implantação do FPE nos órgãos do Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas pela Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage). 

 
            “O FPE, desenvolvido pela Secretaria da Fazenda do Estado em conjunto com a Procergs, caracteriza-se não só pela modernização tecnológica, mas também pelo desenvolvimento em subsistemas ou módulos que vão sendo integrados, garantindo confiabilidade, integridade, agilidade e segurança na gestão dos 12 bilhões de registros contábeis produzidos por ano”, explica Marques. Os primeiros módulos do FPE começaram a ser desenvolvido em 2003 no Departamento da Despesa Pública e tiveram prosseguimento com a implantação de outros subsistemas disponibilizados aos gestores.

             Com essa constante evolução ainda será possível gerenciar e controlar a execução dos convênios do Estado, bem como operacionalizar o processo de contratos e ainda racionalizar os processos de compra, estoque e consumo de materiais.

             Todos esses dados armazenados também geram as informações que são disponibilizadas no Portal da Transparência RS, no site www.transparencia.rs.gov.br

 

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda