Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Governador participa de audiência pública para debater dívida dos Estados com a União
RSS
Notícias
Publicação:

Governador participa de audiência pública para debater dívida dos Estados com a União

Governador participa de audiência pública

para debater dívida dos Estados com a União

   O governador Tarso Genro participou, nesta quinta-feira (19), de audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, para debater a questão das dívidas dos Estados com a União, promovida por um grupo de trabalho formado por parlamentares.  Em entrevista após a audiência, Tarso lembrou que na negociação do pagamento das dívidas dos Estados, o País vivia outra situação. "Na relação com a economia global e na economia interna, era um período de escassa procura, com juros elevadíssimos, no mercado financeiro. O patamar da dívida/PIB era extremamento perverso, havia surto inflacionário e baixa taxa de crescimento. Assim foram feitas as cláusulas que formataram a dívida, mas as condições do País mudaram", disse o governador.

   O Rio Grande do Sul tem interesse direto neste debate, já que é o Estado que apresenta o quadro mais grave entre todas as unidades federativas, com uma dívida que ultrapassa R$ 40 bilhões. Acompanhado de outros governadores, Tarso Genro conclamou os Estados a se unirem pela manutenção da sustentabilidade conquistada pelo País, mas lembrou que qualquer decisão sobre a reestruturação da dívida deve ser acordada com o Governo Federal.

   "Estamos aqui para iniciar o processo de diálogo com os parlamentares nesta questão fundamental para que os Estados superem esta situação de esgotamento fiscal. A dívida com a União tem estabilidade normativa, portanto temos que considerar essa tripla responsabilidade", afirmou Tarso, ao analisar o processo histórico e os elementos técnicos e jurídicos que produziram a dívida.

   Coordenador do grupo de trabalho, o deputado Cândido Vacarezza considerou a reestruturação como uma questão nacional e fundamental para o desenvolvimento do País. "A dívida está estrangulando os estados e impedindo a capacidade de investimento", alertou.

   Tarso lidera o movimento dos governadores com o objetivo de apresentar propostas para compor esta reestruturação com a União e avançar em um novo pacto federativo. Ainda em Brasília, Tarso promove um encontro entre os governadores após a audiência pública.

   Além do chefe do Executivo gaúcho, participam da audiência os governadores Geraldo Alckmin (São Paulo), Jaques Wagner (Bahia), Antônio Anastasia (Minas Gerais), José de Anchieta (Roraima) e Raimundo Colombo (Santa Catarina), além do vice-governador Luiz Fernando Pezão (Rio de Janeiro).

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda