Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Contadores vão atuar como voluntários nas escolas estaduais

Contadores vão atuar como voluntários nas escolas estaduais

Contadores vão atuar como voluntários
nas escolas estaduais

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (CAGE) e o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC-RS), assinaram termo de cooperação técnica. A solenidade ocorreu na manhã desta quinta-feira (09), no auditório da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH). A cooperação viabilizará o trabalho voluntário de contadores junto às escolas estaduais.

Firmaram o termo o titular da Seduc, Jose Clovis de Azevedo, o contador e auditor-geral do Estado, Luiz Paulo Freitas Pinto e o presidente do CRC-RS, Zulmir Ivânio Breda. Os coordenadores regionais de educação participaram do evento.

Para Azevedo, é um desafio colocado aos professores que passam a atuar como gestores e necessitem de qualificação. "A descentralização de recursos para execução de obras pelas escolas pretende agilizar o atendimento das demandas. Novas esperanças são colocadas para que possamos realizar o nosso trabalho com efetividade", explicou, justificando a importância desta parceria.

O contador e auditor-geral do Estado, Luiz Pinto, disse que os casos de má gestão, em sua grande maioria, são frutos do desconhecimento do gestor, que necessita ser qualificado, para aplicar corretamente os recursos públicos. Ele explicou que a CAGE vai realizar a capacitação dos voluntários. Já o presidente do CRC-RS, Zulmir Breda, destacou que a iniciativa faz parte do programa de voluntariado da classe contábil, que tem como prioridade o acompanhamento dos gastos com a merenda escolar. "O CRC vai estimular os contadores a atuarem como voluntáriosnas escolas da rede estadual", garantiu.

A iniciativa contribuirá com os Conselhos Escolares no acompanhamento das aplicações dos recursos financeiros gerenciados pelas escolas, em especial dos recursos da autonomia financeira e do Programa da Alimentação Escolar. Através da autonomia financeira, o Estado repassa recursos para as instituições de ensino aplicarem na manutenção do estabelecimento e para obras de até R$ 150 mil. Já os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar são enviados pela União.