Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Banrisul injeta R$ 17,7 bi na economia no primeiro semestre de 2012

Banrisul injeta R$ 17,7 bi na economia no primeiro semestre de 2012

Banrisul injeta R$ 17,7 bi na economia

no primeiro semestre de 2012

O Banrisul liberou R$ 17,7 bilhões em operações de crédito comercial, imobiliário e rural no primeiro semestre deste ano, superando em R$ 1,8 bilhão as concessões realizadas no mesmo período do ano passado. O anúncio foi feito pelo presidente da instituição, Túlio Zanin, durante a apresentação do relatório financeiro dos seis primeiros meses do ano. O patrimônio líquido do banco alcançou R$ 4,7 bilhões, apresentando crescimento de 13% em relação ao montante registrado em junho de 2011.

"Estamos comemorando com a sociedade gaúcha uma irrigação superior a R$ 17 bilhões na nossa economia, mesmo diante da estiagem e outros fatores como a redução de juros", celebrou o presidente do Banrisul. Túlio Zanin acrescentou que "o banco está capitalizado, com caixa bastante confortável, índice de capital muito seguro, o que demonstra a solidez da instituição e, ao mesmo tempo, a perspectiva de continuar crescendo fortemente no mercado, fazendo novas operações de crédito", disse, lembrando que no período houve a captação de US$ 500 milhões.

Do total de R$ 17,7 bilhões, R$ 15,1 bilhões foram para a concessão de crédito comercial; R$ 900 milhões para financiamento rural; R$ 690 milhões para operações de câmbio; R$ 653,1 milhões em crédito imobiliário e R$ 336,1 milhões para operações de longo prazo. O saldo da carteira de crédito do Banrisul totalizou R$ 22,9 bilhões nos primeiros seis meses, sendo 21,5% superior à posição alcançada no primeiro semestre de 2011. O segmento pessoa física atingiu R$ 9 bilhões, o que representa 39,4% do total das operações de crédito. Com relação à pessoa jurídica, o saldo foi de R$ 7,7 bilhões em junho de 2012, contribuindo com 33,7% do saldo de crédito.

Ativos do banco

Os ativos totais do banco atingiram R$ 42,7 bilhões, em junho de 2012, com aumento de 22,9% sobre o mesmo período de 2011. Os recursos captados e administrados alcançaram o saldo de R$ 37,9 bilhões ao final de junho de 2012, volume 22,6% acima do montante registrado no mesmo mês do ano anterior. Já no primeiro semestre de 2012, o lucro líquido da instituição acumulou R$ 419,6 milhões, com retração de 4,3% em comparação ao obtido no mesmo período do ano passado.

O presidente do Banrisul justifica a retração com um conjunto de fatores econômicos desfavoráveis e investimentos da instituição para ser mais competitiva e conquistar mercado. "Vivemos uma conjuntura aonde o nível de atividade econômica do nosso País vem sendo reduzido. O Estado teve neste semestre uma estiagem bastante importante e, combinado a isso, fizemos um investimento na melhoria, ampliação da rede do banco, contratação e treinamento de novos funcionários", explicou.

Perfil da instituição

O Banrisul destinou R$ 195,3 milhões à modernização tecnológica, reformas e ampliação de agências. O plano de expansão prevê o investimento de R$ 46 milhões para novas agências no período de 2012/13. Deste total, 19 já estão em operações e a previsão é de que até o fim deste ano sejam 54 e, ao final de 2013, chegue a 89.

Hoje o banco conta com 455 agências, 261 postos de atendimento e 584 caixas eletrônicas, com uma abrangência de 97,95% da população do Estado. Presente em mais de 100 mil estabelecimentos comerciais, a rede Banricompras realizou, no período, 40,4 milhões de operações, movimentando R$ 2,9 bilhões, valor 14,9% superior se comparado a igual período do ano passado.

Texto: Paulo Fontoura