Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > 6º Seminário de Orientação ao Gestor Público tem como tema os Custos no setor público
RSS
Notícias
Publicação:

6º Seminário de Orientação ao Gestor Público tem como tema os Custos no setor público

6º Seminário de Orientação ao Gestor Público tem como tema os Custos no setor público

 Com 350 servidores estaduais e municipais inscritos, foi aberto na manhã de quarta-feira (20), o 6º Seminário de Orientação ao Gestor Público, promovido pela Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), que teve como tema central os Custos no setor público.  O evento foi realizado no Hotel Embaixador, no centro da capital. 

Após a cerimônia de abertura foi proferida a palestra magna “A Reforma Administrativa da Administração Pública: a busca da eficiência das ações públicas (Foco em Resultados) e a utilização de sistemas de informações de custos pelo setor público nacional“, pelo professor Nelson Machado, ex-secretário executivo do Ministério da Fazenda e ex-ministro da Previdência.

O contador e auditor-geral do Estado, Luiz Paulo Freitas Pinto, saudou aos presentes e agradeceu  o apoio e colaboração de todos que trabalharam para a realização do 6º Seminário. Segundo Luiz Paulo, o  evento aproxima os gestores para discutirem temas importantes, e destacou que nesta edição, pela primeira vez, há gestores inscritos de outros estados e municípios.

O secretário da Fazenda adjunto, André Paiva, ressaltou que o sistema de custos é fundamental para a gestão pública como uma ferramenta gerencial. Ele disse que, cada vez mais, a sociedade quer mais do setor público e pagando menos. Por essa razão ele aposta na qualificação do setor público para que se possa fazer mais com menos custos. Frisou ainda que há um processo de demonização do setor público e que está nas mãos de todos os servidores  para que “este desserviço” não continue . “Vamos contribuir investindo no serviço para que o gestor realize o que tem de ser feitor”, finalizou. 

Nelson Machado  começou sua palestra dizendo que “custos no setor público é ferramenta da melhoria da qualidade do gasto público e do controle social”.  No decorrer da palestra,  que prendeu a atenção de todos os presentes, Machado discorreu sobre  conceitos de transparência  e controle social, destacando que os dois conceitos se materializam no orçamento do setor público.  Explicou a diferença entre eficiência, eficácia e efetividade, exemplificando com uma campanha de vacinação. Por fim, falou sobre a gestão estratégica de custos e sistema de custos do setor público.

Após, foram apresentados painéis com o tema Desenvolvimento e Implantação de Sistemas e Utilização de Informações de Custos no Setor Público. No encerramento do evento, pela parte da tarde, foram passadas as instruções para o encerramento do exercício.  

Também participaram da mesa de abertura  a  representante  do Tribunal de Contas do Estado, Renata Agra Balbueno, o diretor-geral do Ministério Público, Roberval da Silveira Marques, o diretor –geral do Tribunal de Justiça, Omar Amorim, e o superintendente geral da Assembleia Legislativa , Álvaro Fakredin.  

Texto e Fotos: Glênio Paiva

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda