Programa Nota Fiscal Gaúcha promove encontros de capacitação em 30 regiões
Para ampliar a mobilização das 2.480 entidades beneficiadas pelo Programa da Nota Fiscal Gaúcha (NFG), a Secretaria da Fazenda organizou um calendário de encontros regionais de capacitação. Até a metade do mês de julho, serão 30 regiões contempladas com seminários e a participação de representantes das organizações que atuam nas áreas da educação, saúde e assistência social. "É um momento importante para que Estado e entidades se ajudem, fazendo com que mais contribuintes se cadastrem ao programa e estimulem a cidadania fiscal", acentua o coordenador da Assessoria dos Municípios no âmbito da Fazenda, Adelar Vendrusculo.
Nesta terça-feira (23), a partir das 9h, será a vez da cidade de Feliz sediar o seminário, reunindo na sede da Apae representantes de entidades de boa parte dos municípios do Vale Caí. À tarde, a partir das 14h, outras cidades da região e da Serra gaúcha receberão a capacitação em Montenegro (Escola Iara Gaia). Desde o início do mês, quando houve a primeira reunião, em Vacaria, já foram oito as regiões contempladas (confira o calendário em anexo).
Vendrusculo explica ainda que a participação nos seminários de capacitação ajuda as entidades a ampliarem sua pontuação junto ao NFG, assim como serve de estímulo para que as comunidades assistidas por cada organização se conscientize sobre a importância da pedir a emissão da nota fiscal sempre que realizar suas compras. O coordenador da Assessoria dos Municípios lembra que a plataforma de sorteio do programa é compartilhada por extrações de mais de 100 prefeituras a cada rodada. Os municípios credenciados realizam sorteios custeados com recursos próprios com reflexos positivos na arrecadação local, aumento no retorno do ICMS e combate à informalidade.
Com a participação de 1.155 milhão gaúchos, o NFG gera pontos que são acumulados sempre que o consumidor solicitar a inclusão do seu CPF no documento fiscal no momento de suas compras em estabelecimentos participantes. Ao mesmo tempo em que concorre aos prêmios em dinheiro, o cidadão também colabora com as 2.480 entidades sociais de sua escolha, que receberão recursos do Estado a partir da pontuação gerada pelas compras do consumidor.