Ex-subsecretário do Tesouro do Estado, José Parode faleceu em Porto Alegre
O servidor aposentado da Secretaria da Fazenda (Sefaz RS), ex-secretário de Estado e ex-subsecretário do Tesouro do Estado, José Alfredo Parode, faleceu neste sábado (20/3) em Porto Alegre, aos 67 anos, vítima de complicações da Covid-19. Parode dedicou-se ao setor público por mais de 40 anos, foi secretário estadual do Planejamento e Gestão em 2010 e presidente do IPErgs.
Ocupou ainda diversos cargos de direção em órgãos de gestão e na Secretaria da Fazenda e em nível municipal, sendo secretário de Fazenda de Gravataí e de Planejamento e Gestão em Porto Alegre em 2017 e 2018. Também foi Diretor Administrativo-Financeiro da Corlac e membro de Conselhos do Detran, Procergs, Cohab, Cientec e Cesa.
Colega de Parode o secretário adjunto da Fazenda, Jorge Tonetto, lembrou de diferentes momentos em que atuaram na Receita e no Tesouro. “Em momentos cruciais para o Estado, Parode teve forte atuação. Era um grande profissional e muito nos ensinou. É mais um colega que tristemente sofre os efeitos desta pandemia”, disse Tonetto.
Formado em Administração de Empresas, em 2016, foi homenageado com o Prêmio Mérito em Administração no setor público promovido pelo Conselho de Administração do Estado.
No início de sua carreira pública, foi técnico científico concursado no Badesul, em 1975. A partir de 1984, assumiu a função de auditor fiscal. Atuou na Associação dos Moradores do Jardim Isabel e era diretor financeiro do Grêmio Náutico União (GNU), em Porto Alegre.
Parode deixa a mulher Rosângela, os filhos Estevan, também servidor da Secretaria da Fazenda, Marilin e Bárbara e os netos Sofia, Lara, Noah e Vicente.
Texto: Ascom Sefaz