Notícias
Publicação:
Universidade de Santa Cruz do Sul conhece sistemas da Sefaz
Ações estratégicas realizadas pela Supervisão de Sistemas de Informação e pela Supervisão Administrativa da Secretaria da Fazenda chamaram a atenção dos administradores da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Nesta sexta-feira, uma comitiva esteve na sede da Sefaz para conhecer o sistema de workflow em criação e implementação pela SSI, e a microfilmagem de documentos realizada pela Supad.
Os cinco funcionários da UNISC conversaram com Elizabete Favero, chefe do Setor de Microfilmagem e Digitalização. Ela explicou que são microfilmados cerca de 160 mil documentos por mês na Secretaria, desde que houve a aquisição de equipamentos para este fim. Com isso, a estimativa é que em aproximadamente três anos já estarão em microfilme cerca de 7 milhões de documentos dos arquivos da Fazenda, sendo que muitos desses devem ser guardados por até 150 anos. Alguns benefícios do sistema, além da segurança no arquivo, é a liberação de espaços físicos até hoje ocupados por pilhas de papel, e a rapidez na consulta.
Sobre o workflow, que visa automatizar o processo para aumentar a eficiência na implementação de processos de negócio e a efetividade das pessoas que trabalham em conjunto para executá-lo, os visitantes conversaram com Carlos Mário de Souza, chefe da Divisão de Sistemas e Tecnologia da SSI. Segundo ele, workflow é a automação de um processo de negócios, durante o qual documentos, informações e tarefas são passados de um participante para outro por ação, respeitando um conjunto de regras e procedimentos pré-estabelecidos.
A equipe da UNISC foi recepcionada no gabinete da Supad, pelos supervisores Beatriz Mallmann (Supad) e Vinicius Pimentel (SSI).