Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Colegas defendem monografias de pós-graduação em Gestão Fazendária

Colegas defendem monografias de pós-graduação em Gestão Fazendária

Foto da transmissão da defesa de Eduardo Garcia/Divulgação AICS

Na tarde de sexta-feira, 03, foram realizadas as primeiras defesas de monografias do curso de pós-graduação em Gestão Fazendária, pela PUC, em convênio com a Escola Fazendária. Francisco Real, da delegacia de Pelotas, foi o primeiro, com o tema “A Administração do Imposto sobre Heranças no RS”. Ele defendeu a administração do ITCD dentro de princípios de economicidade, onde o esforço dos servidores fazendários se concentraria nas transmissões com potencial tributário. Além disso, Francisco propôs um método de verificação sumária para quinhões na faixa de isenção. Segundo ele, o procedimento liberaria servidores fazendários para atuarem na fiscalização e cobrança do ICMS - tributo com maior potencial, ou mesmo naquelas transmissões de maior montante.
           Já Eduardo Garcia estudou o tema “Balanço social no setor público e o controle da sociedade” , e concluiu que deve haver melhorarias no Rio Grande do Sul. Segundo ele, a informação disponibilizada pela Administração Pública não atende à demanda de transparência almejada pela sociedade. Eduardo defende um novo modelo, com a implementação do Balanço Social no serviço público, onde seriam evidenciados indicadores sociais, de uma forma que a população entendesse. Em sua visão, a contabilidade pública é de difícil compreensão aos leigos, e não evidencia os resultados sociais.
           As defesas foram transmitidas para as várias salas de recepção que a universidade disponibiliza, inclusive a sala da Escola Fazendária, onde vários colegas assistiram as primeiras apresentações à banca. O Secretário Paulo Michelucci Rodrigues, via teleconferência, cumprimentou os alunos, a equipe de coordenação, professores e tutores. De forma extensiva aos demais que deverão gradativamente apresentar suas pesquisas, externou sua satisfação pela qualidade dos trabalhos que poderão proporcionar soluções a serem aproveitadas pela Secretaria. O professor coordenador do curso, Alfredo Meneghetti Neto falou em nome da PUC e ressaltou que o convênio com a Sefaz trouxe grande conhecimento à universidade sobre o setor público, tendo envolvido 8 faculdades e 27 professores. "A PUC fica orgulhosa pelos resultados do curso, e acredita que o Gestão Fazendária será uma referência, em especial, pela qualidade da produção acadêmica gerada pelos alunos", afirmou Meneghetti.
           Com as defesas das monografias, Francisco e Eduardo encerram uma maratona de estudos de dois anos. A Escola Fazendária, em breve, irá disponibilizar as monografias para acesso de todos os fazendários, através da biblioteca virtual do portal Escola na Rede.