Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > SERVIDORES COMEÇAM MPA EM INOVAÇÃO E NOVO SETOR PÚBLICO
RSS
Notícias
Publicação:

SERVIDORES COMEÇAM MPA EM INOVAÇÃO E NOVO SETOR PÚBLICO

-
Secretário Adjunto Jorge Luiz Tonetto - Foto: Sefaz / Ascom

Foi lançado nesta terça-feira (19), em evento online coordenado pela Gepesc, o curso Master of Public Administration (MPA) em Inovação e o Novo Setor Público. A formação é fruto do trabalho conjunto de mais de dois anos envolvendo a Secretaria da Fazenda, liderada pelo Tesouro do Estado, Universidade Federal do RS (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS) e Aliança pela Inovação.

Coordenado pela PUCRS, mas criado e executado por três das principias universidades do Estado, os recursos que vitalizarão sua execução são do PROFISCO II, operação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

Durante a abertura, foram destacados os aspectos inovadores e inéditos da formação que vai trazer aos 33 inscritos de todas as áreas da SEFAZ  a oportunidade de acesso aos principais conteúdos nacionais e internacionais  nas áreas de gestão tecnológica com foco na inovação.

O Secretário da Fazenda Marco Aurelio Cardoso abriu o evento destacando a importância do trabalho de pessoas engajadas e interessadas no bem-estar da sociedade desenvolvendo projetos que podem alcançar toda a sociedade em áreas que vão muito além das finanças do Estado abrangendo setores importantes como como por exemplo, saúde, segurança e educação. “Mesmo em meio à pandemia não retrocedemos, pelo contrário, até aceleramos a atuação diante da importância para a sociedade com frutos que ficarão para outras gestões”. O secretário adjunto, Jorge Luiz Tonetto, lembrou que o MPA vai gerar muitos frutos para a Fazenda e todo o Estado com conexões que vão surgir e tornar a proposta um sucesso.

O Subsecretário do Tesouro do Estado, Bruno Jatene, apontou que a formação pretende ampliar conhecimentos em temáticas de fronteiras na gestão pública, como a inovação, o governo aberto e a geração de líderes públicos e liderança. “Essa é a oportunidade de reconhecer o espírito público e colaborativo de nossas universidades, sempre motivo de orgulho e futuro para o nosso Estado.  A UFRGS, a PUC e Unisinos atenderam nosso chamado e ajudaram a montar um plano de capacitação em função das possibilidades do PROFISCO II. Foram muitas horas de construção e aprendizado. E o resultado que pretendíamos: um arranjo que valoriza todos os participantes”.

No encerramento do evento, o Subsecretário-adjunto Eduardo Lacher reafirmou que o sentido do programa de inovação e do MPA é a cooperação. “Chegamos a um produto de extrema qualidade com as instituições nos entregando o que têm de melhor na formação viabilizando a oportunidade de conhecimento que será usado para desenvolvimento de políticas públicas com propósito de melhorar a vida das pessoas”.

O MPA Inovação e o Novo Setor Público começa no dia 21 de outubro e vai até 15 de dezembro de 2022. Serão 360 horas/aula organizadas em três módulos: Inovação, Governo Aberto e geração de Valor Público, Escolhas estratégicas e Liderança contemporânea.

 

Ana Lúcia Paiva Dezolt, representante do BID: “Melhorar vidas é a nossa missão. Estamos em casa e nosso trabalho é muito árido, não sente tanto no coração, mas sabemos que faz muita diferença na vida do Estado. A gestão fazendária tem efeito catalizador para as outras áreas, o tratamento de dados vem se transformando em informação que vai prover um serviço melhor para o cidadão em muitas áreas. O cuidado na formatação das oportunidades de formação sempre foi uma tônica da Fazenda. Esse é um curso MPA que todos gostariam de fazer se ofertado no mercado”.   

 

Prof. Jorge Audy, Superintendente de Inovação do TECNOPUC e representante da Aliança para Inovação: “Esse é o segundo curso da Aliança e a proposta é transformar conhecimento em desenvolvimento, em riqueza para o Estado. Esse curso é motivo de muito orgulho porque vai proporcionar ganhos no presente e futuro a partir da colaboração. Temos uma enorme possibilidade enquanto universidade para ajudar nessa conexão entre progresso e conhecimento”. 

 

Prof. Edimara Mezzomo Luciano, coordenadora do MPA: “Estamos só no começo, tem todo o curso e outros projetos do Programa de Inovação para acontecer. Tem sido um aprendizado. Nenhum de nós vai sair igual dessa experiência. As trocas feitas até agora já têm sido muito especiais. A modelagem desse curso já é resultado de um processo de inovação desenvolvido de forma colaborativa com diálogo de saberes. Além disso, o currículo é inédito, nenhuma das instituições poderia oferecer sozinha esse curso. A terceira inovação é contar com professores estrangeiros não só para ouvi-los, mas também para construir com eles um novo Estado voltado para a inovação”.

 

Irmão Manuir Jose Mentges, Vice-Reitor da PUCRS: “Nossa responsabilidade institucional é muito grande diante desse desafio. A PUCRS ao atuar como catalizadora nesse processo está contribuindo para uma sociedade melhor, mais equânime e consolidada na sinergia entre saber e fazer”.

 

Geraldo Jotz, Pró-Reitor de Inovação e Relações Institucionais da UFRGS: “Queremos uma sociedade melhor e as universidades não podem estar encasteladas, precisam participar. Tudo o que fazemos é no consenso de que temos grande visão para toda a sociedade”.

 

Alsones Balestrin - Pró-Reitor Acadêmico e de Relações Internacionais da Unisinos: “Precisamos gerar impacto, essa é a nossa missão para termos uma sociedade melhor e deixar um legado para as futuras gerações. Em 1990 fiz concurso para técnico do Tesouro do Estado. Trabalhei até 2000 na Receita e na Fazenda comecei minha carreira institucional. Sei que esse é um espaço para a melhoria da sociedade gaúcha”.

 

Texto: Sefaz / Ascom / Tesouro do Estado

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda